quarta-feira, abril 14, 2021

«HÁ APENAS UMA RAÇA HUMANA UNIVERSAL»

«Católico significa universal, não racista, não nacionalista no sentido separatista destes dois atributos... Não queremos separar nada na família humana... O termo 'humanidade' revela precisamente o que é a raça humana. Deve ser declarado que as pessoas são antes de mais nada uma grande e única espécie, uma grande e única família de seres vivos... Há apenas uma raça humana universal "católica"... e com ela e nela, diferentes variações... Esta é a resposta da Igreja».

Discurso do papa Pio XI ao Colégio da Propaganda Fide a 28 de Julho, publicado no «L'Osservatore Romano» a 30 de Julho de 1938.
*
Fonte:
https://www.bc.edu/content/dam/files/research_sites/cjl/texts/cjrelations/resources/documents/catholic/church_Racism.html
* * *

Esta é a maior ameaça à Europa desde há dois mil anos, actualizada, deste modo, no século XX, reactualizada na militância laica antirra a partir dos anos sessenta. Repare-se no teor dos discursos aliados e comunistas contra a Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial - há ali alguma referência ao racismo? Nem uma, tanto quanto sei. Nunca a União Soviética se opõe formalmente ao racismo nazi antes da operação Barbarossa. Aliás, Moscovo até fornecia matérias primas a Berlim, sabe-se lá quantos britânicos e franceses não terão sido mortos com material bélico feito a partir daí... Mais: havia da parte de Hitler um racismo formal, e tendencialmente genocida, contra os Eslavos - mesmo assim, o discurso oficial soviético aguça-se, não contra o racismo - nem sequer pelo partido, pelo Comunismo ou por qualquer causa internacionalista - mas sim pelo «amado país, pela honra, pela liberdade»... bem dizia, uma década antes, o quase ignoto J. Andrade Saraiva, na sua magistral obra «Perigos que Ameaçam a Raça Branca», bem dizia que Estaline teria de apelar ao Nacionalismo, não ao Comunismo, se quisesse pôr o povo em marcha... Onde estava então, nesta época, o ideal anti-racista? Na Igreja, só na Igreja, em mais potência nenhuma senão na Igreja, e com toda a coerência ideológica, mais que previsível, que só por cegueira ou por parvoíce se pode negar. Isto nada tem a ver com «infiltrações maçónicas» ou com o «concílio Vaticano II» - isto é só a marcha para a concretização do que já Justino o Mártir anunciava há mil e oitocentos anos: «nós que antes vivíamos separados uns dos outros devido às nossas diferenças de raça, agora, depois da vinda de Cristo, vivemos todos juntos.» Isto é novamente actualizado num documento pontifício de 1989, no qual se pode ler esta passagem: «A Revelação, de facto, insiste na unidade da família humana: todas as pessoas criadas em Deus têm a mesma origem. Qualquer que tenha sido, ao longo da história, a sua dispersão ou a acentuação das suas diferenças, estão destinadas a formar uma só família de acordo com o plano de Deus estabelecido "no princípio"». Este «plano» não é inventado por nenhuma maçonaria ou conspiração de «judeus» - este é o ideal humano que está no cerne da religião que tomou conta do Ocidente e que demasiadas vezes continua a ser dada como a própria base espiritual dos Europeus... sim, este veneno está bem dentro das veias da Europa, e quanto mais se avança na esteira da sua cultura intelectual cristã ou pós-pagã, mais se prossegue no ideal do universalismo contrário por natureza a qualquer racismo ou racialismo. A Esquerda anti-racista actual mais não faz portanto do que ecoar, em versão ateia ou agnóstica, o apelo da Cristandade. É contra isto que o Nacionalismo se ergue, tanto mais abertamente quanto mais verdadeiramente integral e completa, rigorosamente holística, for a afirmação nacionalista.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo vou fazer uma confissão, sinto um pouco de anxiedade em relação ao futuro racial de Portugal e Europa, e por consequencia futuro total.

Como lidas com este sentimento.

15 de abril de 2021 às 18:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Slavia Praga não se ajoelhou no minuto do black lives matter no jogo contra o arsenal. Digno de se ver e mostra como a menor propaganda faz milagres nos carneirinhos dos europeus

https://www.abola.pt/nnh/2021-04-15/liga-europa-momento-simbolico-no-inicio-do-slavia-praga-arsenal-video/886701

15 de abril de 2021 às 22:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que dizes disto, Caturo?

https://pbs.twimg.com/card_img/1382700437703438354/WceXlYJP?format=jpg&name=900x900

16 de abril de 2021 às 15:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se já sabem mas há indícios científicos de que quem apanhou covid pode ter ficado infértil. Isso já e mais um revés para os povos europeus em vias de extinção.
Mas agora com as vacinas e seus efeitos secundários desconhecidos e muitos só se vem a saber passados uns 10 anos ou mais, dizia eu agora com as vacinas há o risco de ter o efeito secundário de nos tornar inferteis.
Ai seria a machadada no caixão pá morte rápida dos europeus

16 de abril de 2021 às 18:52:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«O que dizes disto, Caturo?

https://pbs.twimg.com/card_img/1382700437703438354/WceXlYJP?format=jpg&name=900x900»

A bandeira americana com uma câmara de vigilância perto?

16 de abril de 2021 às 21:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Como lidas com este sentimento.»

Com desprendimento. Não tenho qualquer vínculo com a gente que a elite está a meter no país contra a vontade do povo. A partir daí, tudo é possível, a seu tempo.

16 de abril de 2021 às 21:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"A bandeira americana com uma câmara de vigilância perto?"

Não, isto:

https://observador.pt/2021/04/15/votacao-historica-no-congresso-dos-eua-para-corrigir-erros-da-escravatura-o-principio-da-compensacao-financeira/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+obs-ultimas+%28Observador+-+%C3%9Altimas%29

16 de abril de 2021 às 23:04:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Estranho como tu esquece do discurso nazi exatamente falando do "nacionalismo", uma invenção da era Moderna.

17 de abril de 2021 às 11:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Um discurso nazi a dizer que o Nacionalismo é uma invenção da era moderna? O que um nazi diz não me compromete.

21 de abril de 2021 às 00:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«https://observador.pt/2021/04/15/votacao-historica-no-congresso-dos-eua-para-corrigir-erros-da-escravatura-o-principio-da-compensacao-financeira/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+obs-ultimas+%28Observador+-+%C3%9Altimas%29»

Dessa gente nunca vem nada bom, é fartar vilanagem, sempre a tentar espremer mais da árvore das patacas que é o complexo de culpa que a elite reinante na Europa tenta cultivar, lançando continuamente as sementes ao solo a ver se pega.

21 de abril de 2021 às 00:07:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

não, Caturo, é questão de estudar história. O nacionalismo apareceu na Era Moderna.

22 de abril de 2021 às 19:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Então estude História e aprenda que o heliocentrismo - teoria segundo a qual o Sol é o centro do sistema solar em vez da Terra - só começou a ser aceite na Europa a partir da Idade Moderna. Portanto, de acordo com a sua perspectiva, era o Sol que circulava em torno da Terra...
De resto já lhe expliquei mais de uma vez que já na Antiguidade havia «Nacionalismo», mas no sentido integral, mais até do que na dita Idade Moderna, mais até do que no século XIX, porque o conceito de NAÇÃO - ETHNOS - era sangue, língua e religião. Agora repita outra vez a mesma inanidade a ver se pega...

25 de abril de 2021 às 00:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Também o Comunismo só apareceu na Era Moderna.

30 de abril de 2021 às 19:08:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Quanta confusão mental, Caturo! Não sabe distinguir conceitos de ideologia política de teorias científicas! Ao contrário de ti, eu estudei a Idade Antiga e não existia nacionalismo nessa época.

8 de junho de 2021 às 03:13:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Aliás, notável que não saiba contextualizar o discurso de Pio XI. Que ignora a história antiga, é evidente. Eu vejo que ignora a história do Cristianismo. Mas não estou sendo pago para te escolarizar.

8 de junho de 2021 às 03:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Nem a mim nem a ninguém, betoquintas, isso seria uma descarada fraude, já que não só não entendes corno do que é contexto histórico, como o comentário sobre o que o papa disse bem demonstra, como ainda por cima mostras que tu é que nada percebes nem da História da Antiguidade nem da do Cristianismo - e o que é mais sintomático, e, aliás, característico, quase estereotipado, é que, mesmo lendo, ficas na mesma, não atinges, a tua mente já está tão distorcida, ou domesticada, que já não deixa entrar nada que seja oposto aos dogmas que te meteram na cabeça. Isto fica bem à vista pelo facto de que, mesmo depois de todas as lições que te dei, continuas a não dar sinal de teres ficado a pelo menos compreender alguma coisa - nada. É verdade que várias vezes te reduzi ao silêncio, como aqui se viu, há mais de uma dúzia de anos: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=5935274&postID=113588359884140884,
mas também é verdade que não conseguiste reter nada entre as duas orelhas.

8 de junho de 2021 às 21:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, confirmo, repetindo: já lhe expliquei mais de uma vez que já na Antiguidade havia «Nacionalismo», mas no sentido integral, mais até do que na dita Idade Moderna, mais até do que no século XIX, porque o conceito de NAÇÃO - ETHNOS - era sangue, língua e religião.
Agora repita outra vez a mesma inanidade a ver se pega, que eu volto a repetir o que nunca conseguiste rebater.

8 de junho de 2021 às 21:46:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home