quarta-feira, fevereiro 03, 2021

REINO UNIDO - CIDADE REJEITA ALTIFALANTES PARA CHAMADA À ORAÇÃO ISLÂMICA

Os planos de transmitir o chamado muçulmano à oração por meio de alto-falantes três vezes ao dia num bairro da cidade foram rejeitados.
A mesquita Masjid Ghousia em Gladstone Street em Peterborough solicitou ao conselho municipal a instalação de alto-falantes num de seus minaretes.
A permissão de planeamento foi recusada sob o argumento de que seria "uma intrusão indesejada na paisagem sonora".
A BBC entrou em contacto com a mesquita para receber comentários.
O pedido era para "a chamada ampliada para a oração [o azan] três vezes por dia todos os dias (início da tarde, final da tarde e pôr do sol)" por entre três e cinco minutos de cada vez de quatro alto-falantes localizados no topo da torre.
Num relatório submetido ao Comité de Planeamento e Protecção Ambiental da Câmara Municipal de Peterborough, a vereadora do Trabalho Shabina Qayyum, que representa a ala leste do outro lado do centro da cidade, disse: "Em vista do número de pessoas afectadas pela Covid-19 das comunidades muçulmanas, e que não podem assistir às orações na mesquita, isto serviria como iniciativa bem-vinda para aliviar as suas ansiedades em tempos tão difíceis."
O conselheiro liberal democrata Terri Haynes, que representa Fletton e Stanground, disse que o pedido deveria ser rejeitado "com o fundamento de que criaria um incómodo estatutário".
“Como os muçulmanos participam nas orações nesta mesquita há anos, isto não é necessário para a prática da religião e, portanto, é um barulho desnecessário”, disse.
O comité recusou a permissão de planeamento por oito votos a três.
Um porta-voz do conselho disse que isto era "com base no facto de que a chamada à oração teria uma intrusão indesejada na paisagem sonora da cidade para propriedades próximas, portanto, contradiz o Plano Local Adoptado de Peterborough da cidade e as estipulações de ruído no Quadro de Política de Planeamento Nacional".
*
Fonte: https://www.jihadwatch.org/2021/02/uk-mosques-loudspeaker-call-to-prayer-rejected-as-an-unwelcome-intrusion-on-the-soundscape

* * *

Surpreendente sinal de saúde e bom senso local, valha isso.