quarta-feira, fevereiro 24, 2021

PAQUISTÃO - QUATRO MULHERES QUE DIRIGIAM «WORKSHOPS» DE EMPODERAMENTO FEMININO MORTAS A TIRO

Quatro mulheres que ministravam cursos de capacitação (women's empowerment) foram mortas a tiros na Lues em área volátil do Paquistão que já foi uma base do Taliban, disse a polícia local e o empregador feminino.
A equipe foi contratada pela Bravo College of Technology em Peshawar para ajudar as mulheres locais a obterem habilidades vocacionais, como costura no Waziristão do Norte, disse Fayaz Khan, diretora executiva da faculdade.
“É esta a forma de retribuir o trabalho árduo que estão a fazer pelos pobres?” Khan disse por telefone. “O papel deles foi tremendo para a comunidade local.”
As mulheres foram baleadas em aparente ataque direccionado enquanto passavam por uma vila deserta perto da cidade de Mirali, no distrito tribal do Waziristão do Norte, disse o chefe de polícia Shafiullah Gandapur à NBC News.
O Waziristão do Norte segue ao longo da fronteira do Paquistão com o Afeganistão e serviu de base para o Taliban paquistanês e outros militantes, incluindo a Al Qaeda, até 2014, quando o exército disse que limpou a região de insurgentes.
Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque.
O incidente ocorreu durante um aumento nos ataques reivindicados pelos Talibãs do Paquistão na área profundamente conservadora nos últimos meses e no contexto da preocupação de que os insurgentes possam estar a reagrupar-se.
“O distrito tribal do Waziristão do Norte tem sofrido muito com a militância há muito tempo”, disse Gandapur também por telefone. “A situação de segurança melhorou, mas ainda enfrentamos muitos problemas”.
O Taliban paquistanês, também conhecido como Tehreek-e-Taliban Pakistan, é separado do Taliban afegão, mas tem uma ideologia semelhante. O grupo, que foi formado em 2007, tem como objectivo derrubar o governo do Paquistão e estabelecer um governo que esteja de acordo com sua interpretação estrita do Islão.
Embora o Talibã opere em diferentes áreas do Paquistão, actualmente não controla uma área específica. No passado, em áreas sob seu controle, o grupo paquistanês proibiu a educação de meninas e as mulheres não tinham permissão para trabalhar. Organizações sem fins lucrativos também foram proibidas de operar.
Os defensores da educação de meninas também foram alvos. Um membro do Taliban do Paquistão assumiu a responsabilidade por ferir gravemente a ganhadora do Nobel Malala Yousafzai em 2012. Ela enfureceu o Taliban ao promover a educação de meninas.
Até hoje, as mulheres que trabalham para instituições de caridade estão em risco nas áreas tribais conservadoras do Paquistão, onde muitos homens e militantes rejeitam os seus esforços para empoderar as mulheres na sociedade local e pintá-las como fantoches do Ocidente.
“As assistentes sociais do sexo feminino vieram das cidades e a organização sem fins lucrativos não nos informou antes de enviar essas mulheres para esta área instável”, disse Gandapur, o chefe de polícia. “Se eles nos tivessem informado antes da visita, teríamos fornecido segurança e poderíamos ter evitado este infeliz incidente”.
A polícia disse ter lançado uma operação de “busca e ataque” para tentar prender os agressores.
Khan, do Bravo College of Technology, disse que o projecto para treinar homens e mulheres no Waziristão do Norte foi uma joint venture com a Sabawon, uma organização nacional que ajuda comunidades pobres e vulneráveis, incluindo educação, capacitação de género e prestação de serviços e instalações sociais melhores.
Sabawon divulgou um comunicado na Lues expressando preocupação com a morte das quatro funcionárias do Bravo College, mas disse que elas não representavam Sabawon.

*
Fontes:
https://www.nbcnews.com/news/world/four-women-trainers-killed-pakistan-attack-n1258493
https://www.jihadwatch.org/2021/02/pakistan-muslims-murder-four-women-who-ran-womens-empowerment-workshops

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Page not found". Que conveniente.

26 de fevereiro de 2021 às 18:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já consegui aceder à página da NBC. Vá lá.

26 de fevereiro de 2021 às 18:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que será que precisa acontecer para que as pessoas entendam que é perda de tempo ajudar estas pessoas,"workshop de empoderamento"?
Estes muçulmanos são Neandertais,nunca vão compreender isto,nunca,nunca tentem introduzir ideias ocidentais nestas "pessoas",é simples perda de tempo,não se deve tentar domesticar um leão,entende?

27 de fevereiro de 2021 às 17:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Based Pakis

1 de março de 2021 às 20:52:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home