quarta-feira, setembro 23, 2020

PRESIDENTE DOS EUA DECLARA NA ONU QUE ESTA DEVE RESPONSABILIZAR A CHINA PELA PANDEMIA DE COVID-19

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse à Assembleia Geral da ONU nesta Martes (22) que a China deve ser responsabilizada pelo mundo pelas suas acções sobre a pandemia da COVID-19.
Numa mensagem gravada transmitida para a reunião anual da ONU, Trump acusou Pequim de permitir que o novo coronavírus "deixasse a China e infectasse o mundo".
"As Nações Unidas devem responsabilizar a China pelas suas acções", declarou o presidente norte-americano.
Trump foi além de ainda atacou a Organização Mundial da Saúde (OMS), agência ligada à ONU.
"O governo chinês e a Organização Mundial da Saúde - que é virtualmente controlada pela China - declararam falsamente que não havia evidência de transmissão de pessoa para pessoa", comentou.
"Depois, disseram falsamente que pessoas sem sintomas não espalhariam a doença [...] As Nações Unidas devem responsabilizar a China por suas acções", complementou.
O presidente dos EUA prometeu ainda distribuir a vacina quando estiver disponível, dizendo: "Vamos derrotar o vírus, derrotar o vírus e acabar com a pandemia" para entrar "numa nova era de prosperidade, cooperação e paz".
Trump também afirmou no seu discurso que a organização mundial deve-se concentrar em abordar questões globais como terrorismo, limpeza étnica de grupos religiosos minoritários, tráfico e outros problemas.
"Se as Nações Unidas devem ser uma organização eficaz, devem-se concentrar nos problemas reais do mundo", prosseguiu. "Isto inclui terrorismo, opressão de mulheres, trabalho forçado, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e sexo, perseguição religiosa e limpeza étnica de minorias religiosas", acrescentou.
Trump gravou o seu discurso na Casa Branca na
Lues (21) para ser transmitido remotamente na Assembleia Geral da ONU, que esta semana está realizando sessões virtuais como medida preventiva para o vírus.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2020092216109024-trump-diz-na-assembleia-geral-que-a-onu-deve-responsabilizar-a-china-pela-covid-19/