quarta-feira, setembro 23, 2020

NÉMESIS, CULTO COM RAIZ ANTIGA NO SUL EUROPEU

 

Estátua de Némesis com grifo, de Pérgamo, datada do segundo século da era comum, exposta ao público no Museu Antropológico de Antália.

A vinte e três de Setembro os Gregos celebravam o culto de Némesis, a Deusa da Justa Vingança, também conhecida como «A Inevitável», tão bela como Afrodite, que é a própria Deusa da Beleza.
Também foi adorada na região que é hoje Portugal, em Évora, até ao século V, como se pode ler na valiosa obra de Stephen McKenna «Paganism and Pagan Survivals in Spain up to the Fall of the Visigothic Kingdom», em que se faz referência a uma espécie de sociedade, religiosa ou talvez não, que talvez prestasse culto a Némesis - os Nemesiaci. Na adoração de Némesis, os adoradores dançavam em torno de uma imagem de madeira da Deusa, praticavam a adivinhação e recolhiam dinheiro dos espectadores.
Numa das deambulações por paragens internáuticas onde se divulga o conhecimento da antiga e verdadeira cultura europeia, pude ouvir um eco vindo do passado milenar gentio: um hino a Némesis (http://f1.grp.yahoofs.com/v1/AB7VSL3H1wG8aeilUIy1UvLYjWD7Leh_0S2fuGvQIhQb3UIHPW5We8-Qc_4RCpA05cKzmJWad1YP1yR2sWi6mZUYSz5_g0XWC0nLOQ/Nemesis.MP3).
O hino é das poucas músicas romanas antigas actualmente conhecidas, aqui reconstituída por investigadores do tema e editado neste CD.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O reescrever da História da Europa continua.

Não tarda nada, já se teoriza por aí que todos os povos tinham ocupado este continente antes de uma mutação genética que deu origem ao branco mau, retirando à raça branca o direito a reclamar a Europa como sua e só sua.

https://zap.aeiou.pt/afinal-os-vikings-nao-eram-loiros-olhos-azuis-tambem-nao-eram-da-escandinavia-347367

23 de setembro de 2020 às 11:41:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home