quarta-feira, julho 22, 2020

SECRETÁRIO DE ESTADO DOS EUA PROPÕE À INGLATERRA E A OUTROS PAÍSES UMA ALIANÇA CONTRA A CHINA

Os Estados Unidos gostariam de formar uma coligação de países com o objectivo de convencer a China a mudar o seu comportamento, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em entrevista colectiva em Londres nesta Martes (21).
"Queremos que toda as nações trabalhem contra esse tipo de actividade... Queremos que todas as nações trabalhem juntas para fazer força contra os esforços do Partido Comunista Chinês em todas as dimensões que eu acredito ter -vos descrito hoje. E isto certamente inclui o Reino Unido, inclui todos os países", afirmou Pompeo. "Esperamos poder construir uma coligação que entenda isto. Trabalharemos colectivamente para convencer o Partido Comunista Chinês de que não é do interesse de todos engajar-se nesse tipo de comportamento".
Pompeo chegou a Londres na Lues (20) para conversar com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o secretário de Relações Exteriores Dominic Raab sobre a suposta ameaça representada pela China, entre outras questões.
O Reino Unido é um dos países que impôs restrições contra a gigante tecnológica chinesa Huawei depois de os Estados Unidos imporem sanções à empresa por supostamente trabalhar com o governo chinês. A Huawei rejeita as acusações e diz que as medidas foram tomadas por motivos políticos injustificados.
Ao anunciar a sua viagem à Europa, o secretário de Estado dos EUA afirmou que a recuperação económica e um acordo comercial entre os dois países são outros pontos que também estão na agenda. 
Após deixar o Reino Unido, Pompeo visitará a Dinamarca na Mércores (22). 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2020072115853411-em-visita-ao-reino-unido-secretario-de-estado-dos-eua-defende-coalizao-contra-a-china/