quarta-feira, julho 22, 2020

NORTE-AMERICANO ADOECE COM PESTE NEGRA

Um homem do Colorado contraiu peste bubónica após entrar em contacto com esquilos que haviam sido contaminados há algumas semanas.
Depois de o homem adoecer, o esquilo foi submetido a um teste de peste bubónica, que deu positivo.
As autoridades locais advertiram os residentes do Estado do Colorado que devem tomar as devidas precauções para evitar contágios, ressaltando que este é o primeiro caso detectado desde 2015 nos EUA e que o risco de transmissão aos humanos é muito baixo.
Além disso, foi recomendado aos habitantes para cuidarem dos seus animais de estimação para que estes não entrem em contacto com animais silvestres, que podem ser potenciais portadores da doença. Esta é transmitida através de picadas de pulgas infectadas que parasitam nos roedores ou em resultado de contacto directo com animais contagiados.
O homem contagiado recuperou-se graças a ter sido diagnosticado a tempo, pois esta doença pode ser mortal caso não receba tratamento adequado e imediato.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2020071915846826-primeiro-caso-de-peste-bubonica-em-cinco-anos-atinge-homem-nos-eua/

* * *

No outro dia, registou-se um caso na China, um caso isolado, sem importância; agora já chegou aos EUA, mas também é um caso isolado, sem importância, já devidamente tratado... espera-se que não chegue a mais lado nenhum, que a economia mundial já está seriamente afectada e só pode piorar se os Estados tiverem de pagar tratamentos a milhares ou milhões de pessoas... para isso, era preciso reforçar as fronteiras, mas a maioria dos líderes políticos acharia que isso era chegar ao «extremo».