quarta-feira, junho 03, 2020

DIPLOMACIA DOS EUA CONDENA ACTUAÇÃO INTIMIDATÓRIA DA CHINA CONTRA A ÍNDIA

O chefe do Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, Eliot Engel, censurou a China por "intimidar" os países vizinhos e pediu que ela resolva diplomaticamente as disputas de fronteira com a Índia.
"Estou extremamente preocupado com a contínua agressão chinesa ao longo da actual linha de controle na fronteira Índia-China. A China está a demonstrar mais uma vez que prefere intimidar os seus vizinhos do que resolver conflitos de acordo com o direito internacional", acusou Engel nesta Lues (1º).
O parlamentar acrescentou que "todos os países devem cumprir o mesmo conjunto de regras para que não vivamos num mundo onde a lei dos mais fortes governe". "Peço fortemente à China que cumpra as regras e use a diplomacia e os mecanismos existentes para resolver os seus problemas de fronteira com a Índia", acrescentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ofereceu-se na semana passada para mediar a disputa territorial entre Nova Deli e Pequim.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, declarou que os dois países não precisam de intervenção de terceiros e são capazes de resolver os seus assuntos bilaterais através do diálogo.
O ministro do Interior da Índia, Amit Shah, revelou que "as negociações estão a ocorrer aos níveis diplomático e militar" com a China e expressou confiança de que a situação pode ser resolvida.
China e Índia disputam uma parte do território montanhoso do norte da região de Caxemira, além de cerca de 60 mil km quadrados no Estado de Arunachal Pradesh. A actual linha de controle passa pela região de Ladakh.
No Outono de 1962, a disputa levou a uma guerra de fronteira. Em 1993 e 1996, China e Índia assinaram acordos de manutenção da paz nas regiões disputadas.
Em 2017, os militares indianos e chineses mantiveram-se tensos frente a frente em outra área tibetana, Doklam (Donglang, para Pequim), um pequeno planalto localizado numa área de importância estratégica para Nova Deli e é disputado pela China e pelo Reino de Butão.
A situação no leste de Ladakh piorou depois de cerca de 250 soldados chineses e indianos entrarem em conflito na noite de 5 de Maio na área de Pangong Tso. A violência, que durou até ao dia seguinte, deixou mais de 100 feridos de ambos os lados e cessou após uma reunião de líderes locais.
Ambos os países enviaram tropas adicionais à área após o incidente.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2020060215650167-china-prefere-intimidar-vizinhos-do-que-resolver-conflitos-diz-parlamentar-dos-eua/

* * *

É mais uma boa actuação da política externa norte-americana, inédita, de facto, apoiando tacitamente a Índia, natural aliado do Ocidente.