quarta-feira, maio 13, 2020

NÃO, TRUMP NÃO DISSE QUE A CHINA PROPAGOU INTENCIONALMENTE O COVID-19

Nesta Vernes (8), durante entrevista, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou acreditar que a propagação do coronavírus da China foi causada por incompetência, e não intenção maliciosa: "[A China] fez uma coisa terrível. Eu não acredito que foi feito de propósito, mas foi provavelmente feito por incompetência e provavelmente vazado, e eles não souberam falar sobre isso", disse Trump em entrevista ao canal Fox News.
Trump ainda acrescentou que os Estados Unidos ofereceram apoio à China desde o começo da pandemia, mas o suporte foi rejeitado.
As declarações do presidente dos EUA surgem após o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ter admitido que Washington não tem certeza sobre a origem do coronavírus, apesar de ter afirmado na semana passada que uma "enorme evidência" comprovou que o vírus foi feito num laboratório chinês.
Pequim tem repetidamente rejeitado a teoria das autoridades norte-americanas sobre a origem da COVID-19. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, disse que os EUA deveriam "tratar dos seus assuntos internos correctamente primeiro", em vez de tentar pôr a culpa na China.
Anteriormente Donald Trump suspendeu o financiamento dos EUA à OMS acusando-a de ser "centrada na China e promovendo a desinformação" chinesa sobre o surto. Os funcionários da OMS negaram isso e a China insiste que foi transparente e aberta.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2020050815553643-nao-acredito-que-china-intencionalmente-liberou-coronavirus-diz-trump/