segunda-feira, março 16, 2020

DIA DA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO

O Dia da Liberdade de Informação ocorre anualmente a 16 de Março. A data celebra-se no dia do nascimento de James Madison, presidente norte-americano considerado o “pai da Constituição” dos Estados Unidos da América.
A liberdade de informação é um direito de acesso à informação detida por governos e organismos públicos e é uma extensão da liberdade de expressão, como é reconhecido pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e pela Convenção Americana sobre os Direitos Humanos.
A liberdade de informação também pode ser entendida como a liberdade de privacidade no contexto da internet e das tecnologias de informação ou como a oposição à propriedade intelectual em geral ou aos direitos de autor.
Neste dia realizam-se iniciativas pelo mundo que divulgam os direitos da população no que concerne a informação, com especial incidência nos Estados Unidos.
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-liberdade-de-informacao/

* * *

Santa Liberdade de informação, um dos pilares axiais da Democracia, uma das maiores aliadas do Nacionalismo e um dos maiores terrores da elite reinante, que actualmente guincha com o espantalho das «fake news!!!» a ver se consegue descredibilizar a concorrência ideológica, de maneira a sabotar a dita liberdade de informação...