CATALUNHA - LÍDER REGIONAL DIZ QUE SEPARAÇÃO DE ESPANHA É «ABSOLUTAMENTE IRREVERSÍVEL»
A secessão da Catalunha da Espanha é "absolutamente irreversível", disse o líder regional Quim Torra, acrescentando que está pronto para negociar a data de um novo referendo de independência com o governo central de Madrid.
Torra encontrou-se com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez em Barcelona nesta Vernes para delinear a agenda para as negociações mais amplas sobre o futuro da Catalunha, que serão realizadas no final de Fevereiro.
Encontraram-se pela primeira vez em mais de um ano após o colapso das negociações anteriores no final de 2018. Porém, parece que Madrid e Barcelona já estão indo à mesa de negociações com posições completamente opostas.
Sanchez, que rejeita vigorosamente a ideia da independência da Catalunha e um novo referendo, disse que "o que o governo da Espanha está propondo é um recomeço". Mas Torra afirmou à agência Reuters que não está procurando um "reinício", já que a separação da Espanha é "absolutamente irreversível".
"Seremos independentes", destacou.
Resolver o "conflito quente" entre Barcelona e Madrid significa deixar "o Povo Catalão decidir o seu próprio futuro de forma democrática e pacífica", comentou.
Insistência e repressão
Torra, que está ignorando uma proibição de 18 meses para ocupar um cargo público em prol das suas próprias actividades pró-independência como líder catalão, pontuou que planeia discutir a data para um novo referendo nas próximas negociações com Sanchez.
A Catalunha realizou uma votação de independência em Outubro de 2017, na qual 92% votaram para se separar da Espanha. O referendo, considerado ilegal por Madrid, foi marcado por uma violenta repressão aos eleitores pela polícia espanhola. O Parlamento catalão aprovou uma declaração de independência após a votação.
A decisão foi suspensa pelo governo espanhol, que dissolveu o Parlamento local e ordenou uma eleição rápida. As principais figuras do movimento pela independência, incluindo o vice-presidente catalão Oriol Junqueras, foram colocadas atrás das grades para organizar o referendo.
O líder da região, Carles Puigdemont, fugiu de Espanha para escapar da acusação, mas o seu mandado de prisão ainda permanece.
Em Outubro do ano passado, a Catalunha foi abalada por protestos violentos quando manifestantes entraram em conflito com a polícia e queimaram carros, exigindo novamente a independência de Espanha e a libertação dos presos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2020020815179951-lider-catalao-manda-recado-para-madri-seremos-independentes-da-espanha/
* * *
As Moiras o oiçam, viva a Catalunya Lliure ou Livre, em direcção a uma Europa das Nações.
1 Comments:
https://martinscastro.pt/noticias/consultora-e-enviada-a-fortaleza-ce-para-realizar-atendimento-aos-processos-de-nacionalidade-portuguesa-via-judeus-sefarditas/
Enviar um comentário
<< Home