LÍDER NACIONALISTA ESCOCESA DIZ QUE A ESCÓCIA VOLTARÁ À UNIÃO EUROPEIA COMO PAÍS INDEPENDENTE
A chefe do Partido Nacional Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, prometeu neste sábado que a Escócia retornará à União Europeia (UE) como Estado independente.
Na noite desta Vernes, o Reino Unido deixou a UE depois de 47 anos sendo parte do bloco europeu, incluindo 3,5 anos após o referendo. A Escócia, ao contrário da Inglaterra e do País de Gales, votou em 2016 contra a saída do bloco.
"A Escócia retornará ao coração da Europa como país independente - #LeaveALightOnForScotland", escreveu Sturgeon na sua página no Twitter.
Scotland will return to the heart of Europe as an independent country - #LeaveALightOnForScotland 🏴 pic.twitter.com/Pc2fibYnG4
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) January 31, 2020
Em Dezembro, Sturgeon pediu ao governo do Reino Unido que autorizasse o segundo referendo de independência da Escócia, expressando a crença de que o sucesso do SNP nas primeiras eleições gerais do Reino Unido, realizadas em 12 de Dezembro, contribuiu para um "caso democrático" da independência da Escócia.
Como a proposta foi rejeitada pela administração do primeiro-ministro Boris Johnson, Sturgeon afirmou que as autoridades da Escócia decidiriam sobre os próximos passos e depois pediriam aos legisladores escoceses que apoiassem a iniciativa do referendo.
'Parceria nova e ambiciosa'
A União Europeia lamentou a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, mas considera Londres como um dos seus principais parceiros, declarou o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, neste sábado: "Enquanto a União Europeia e eu pessoalmente lamentamos muito a decisão do Reino Unido de deixar a nossa união, respeitamos totalmente essa escolha e estamos prontos para avançar", comentou Borrell num vídeo. Ressaltou a necessidade de garantir a implementação do acordo de retirada e negociar as relações pós-Brexit entre Londres e Bruxelas.
"O nosso desejo é construir uma parceria nova e ambiciosa com o Reino Unido através da cooperação comercial e económica, aplicação da lei e justiça criminal, política externa, segurança e defesa. O Reino Unido continuará sendo um parceiro-chave da União Europeia", acrescentou.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2020020115082253-apos-brexit-lider-da-escocia-promete-recolocar-o-pais-na-uniao-europeia/
* * *
Mais um bom indício de que até nisto a União Europeia leva água ao moinho do Nacionalismo, neste caso contra os grandes potentados estatais supra-nacionais. Alba gu bràth, Escócia para sempre, ao lado das demais Nações da Europa.
6 Comments:
Se puderes partilha:
https://www.youtube.com/watch?v=XQb55LebklU
Um dia fomos Portugal
Já foi retirado... o que era? Convém dizer sempre do que se trata.
o yt tirou como se fosse violencia explicita era o que
Metam no YouTube russo. O YouTube normal censura
Era um video para acordar o nosso povo de como Portugal está a mudar demograficamnete, da nossa história ç o que fomos e o que deixaremos de ser. O youtube removeu de pronto, sob um pretxto absurdo.
coloquei aqui:
https://www.bitchute.com/video/fUIqIN1DR1Ko/
É isto:
https://cdn5-images.motherlessmedia.com/images/43EF94E.jpg
Enviar um comentário
<< Home