quarta-feira, outubro 16, 2019

PRESIDENTE CHINÊS PROMETE ESMAGAR SEPARATISTAS

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que “quem tentar actividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados”, de acordo com a edição digital desta Lues do jornal do Partido Comunista chinês.
“Quem tentar actividades separatistas em qualquer parte da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados, e qualquer força externa que apoie essas tentativas será considerada pelo povo chinês como irrealista”, disse o presidente chinês, durante uma visita de Estado ao país Nepal no fim de semana.
Xi Jinping fez estas declarações após 19 semanas do início das manifestações pró-democráticas em Hong Kong, que Pequim considera que são encorajadas por forças estrangeiras, tendo já apontado directamente Washington em várias ocasiões como o principal responsável.
Nesse sentido, o Presidente da China agradeceu ao Nepal pela sua “firme adesão à política de uma única China”, que rejeita Taiwan e Hong Kong como entidades independentes.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://zap.aeiou.pt/presidente-china-promete-quebrar-ossos-separatistas-285775

* * *

Primeiro sinal de que o colosso chinês pode ser dividido - pode e, aliás, deve, a bem da defesa das Nações. Um apoio maciço à independência do Tibete seria prestado por uma União Europeia regida pela lógica estritamente nacionalista, ou, pelo menos, por um bloco ocidental que, por motivos geoestratégicos, soubesse enfraquecer o seu maior oponente.