terça-feira, setembro 24, 2019

ÍNDIA DENUNCIA - PAQUISTÃO REACTIVOU CAMPO DE TREINAMENTO DE TERRORISTAS

Centenas de militantes estão prontos para atravessar o Paquistão em direcção à Índia, depois de Islamabad relançar um campo terrorista em Balakot, disse o Exército indiano. Um ataque aéreo a Balakot levou as duas nações à beira da guerra em Fevereiro.
"Balakot foi reactivado pelo Paquistão muito recentemente", afirmou o chefe do Estado-Maior do Exército da Índia, general Bipin Rawat, a repórteres nesta Lues.
O general informou que o campo no nordeste do Paquistão foi destruído por jactos indianos em Fevereiro, mas "agora levaram para lá pessoas".
"Estes números continuam a flutuar, mas eu diria que sim - há pelo menos 500 pessoas esperando para se infiltrarem na Índia", garantiu.
Tropas adicionais foram enviadas ao longo da Linha de Controle (LoC) na disputada região da Caxemira "para garantir que a infiltração seja controlada ao máximo", comentou o militar.
O ataque aéreo de Balakot quase levou os países vizinhos à guerra. A Índia alega que enviou os jactos para bombardear campos terroristas pertencentes ao grupo jihadista Jaish-e-Mohammed (JeM) em solo paquistanês. O grupo já havia realizado vários ataques mortais contra a Índia, incluindo um bombardeamento de comboio no distrito de Pulwama, na parte controlada pela Índia da Caxemira, que matou 40 polícias militares.
Autoridades indianas acusaram o Paquistão de apoiar secretamente os militantes. Islamabad nega veementemente ter vínculos com grupos terroristas.
O Paquistão também negou que os ataques aéreos indianos perto de Balakot tenham causado danos em solo e acusou Nova Déli de violar a sua soberania. As hostilidades transformaram-se em bombardeamentos transfronteiriços e em combate aéreo aberto. Um piloto indiano foi abatido no espaço aéreo paquistanês e rapidamente entregue ileso pelo Paquistão à Índia.
Os vizinhos acabariam por trocar uma série de gestos amigáveis, mas as suas relações, no entanto, atingiram uma nova baixa no mês passado, depois de a Índia revogar o estatuto de auto-governo da parte de Caxemira que controla. Nova Déli argumentou que a medida ajudará a luta contra o terrorismo e impulsionará a economia da região.
Já o Paquistão criticou fortemente a medida, dizendo que ela viola o direito internacional e levará ao derramamento de sangue em Caxemira.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2019092314550416-paquistao-reativou-campo-terrorista-destruido-em-fevereiro-afirma-militar-indiano/

* * *

Fronteiras com muçulmanos são assim, sempre uma animação...