quarta-feira, setembro 25, 2019

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS


O Dia Europeu das Línguas comemora-se a 26 de Setembro.
O objectivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente.
Saber comunicar-se em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas.
Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.
Em 2001 o Conselho da Europa teve a iniciativa de criar a data, que se celebra em todos os 47 países membros desta entidade.
Aulas de línguas, sorteios de cursos de idiomas, exibições de filmes, concertos, oficinas, exposições, espectáculos de dança, programas de rádio especiais, encontros e conferências são algumas das actividades realizadas neste dia.
Tais eventos tem maior incidência em embaixadas, universidades, institutos de línguas e institutos culturais.
Em Portugal as actividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia. Os eventos e celebrações podem ser conhecidos no site oficial do dia.
Você sabia que?
Na Europa existem 225 línguas autóctones (aproximadamente 3% do total mundial).
Existem 24 línguas oficiais na UE.
Existem cerca de 60 línguas minoritárias ou regionais.
*
Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-europeu-das-linguas/

* * *

É sempre mister recordar que a cada língua corresponde uma Nação e, a cada Nação, uma só língua. O Dia Europeu das Línguas é pois, na sua essência e provavelmente de modo involuntário, uma celebração da diversidade étnica europeia.