segunda-feira, julho 15, 2019

UE APLICA SANÇÕES À TURQUIA PELA EXPLORAÇÃO INVASIVA EM CHIPRE

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) aprovaram nesta Lues (15) a imposição de sanções contra a Turquia após a decisão do país de continuar a exploração de hidrocarbonetos no Chipre, segundo informou a imprensa local.
Os navios turcos de perfuração Yavuz e Fatih estão actualmente ancorados na costa do Chipre para perfurar petróleo e gás. Tanto Chipre quanto Grécia vêem isso como uma provocação e a União Europeia pediu à Turquia para encerrar a operação dos navios.
Ancara, por sua vez, argumenta que tem o direito de perfurar recursos naturais na região e anunciou, na Mércores (10), que continuará as actividades na área.
De acordo com a agência de notícias alemã Focus, as sanções visam reduzir concessão de crédito por parte do bloco europeu à Turquia e também podem suspender um acordo no sector de aviação entre Bruxelas e Ancara, que actualmente está em negociação.
Além disso, a UE ameaça impor outras sanções, incluindo a introdução de medidas restritivas sobre indivíduos e organizações envolvidas.
O Chipre está dividido entre as comunidades grega e turca desde 1974, embora a república do norte, apoiada pelos turcos, não tenha sido reconhecida internacionalmente. A República de Chipre, que defende soberania sobre toda a ilha, aderiu à União Europeia em 2004.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019071514220479-uniao-europeia-aprova-sancoes-contra-a-turquia-apos-impasse-no-chipre/

* * *

Bom sinal da parte da UE... será o efeito da maior presença nacionalista no parlamento europeu?... De uma maneira ou de outra, é positivo, até ver.