quarta-feira, abril 24, 2019

GRÉCIA EXIGIRÁ INDEMNIZAÇÃO À ALEMANHA POR OCUPAÇÃO NAZI

O Parlamento grego aprovou esta Joves um inventário que calcula em 300 mil milhões de euros a dívida alemã por crimes cometidos durante a ocupação nazi. O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, mostrou-se a favor da medida e comprometeu-se perante os deputados a fazer o inventário de todos os bens alemães que possam ser apreendidos para saldar a dívida.
A contestação grega às medidas de austeridade vieram reavivar as reivindicações, discutidas desde o fim da Segunda Guerra Mundial, para que o país fosse indemnizado pela destruição provocada pela ocupação das potências do Eixo (Alemanha e Itália).
Até agora, as reivindicações da Grécia tinham sido abafadas pelo resgate financeiro, mas, com o fim das medidas de austeridade no país, voltaram a fazer-se ouvir com mais força. Esta Joves, o Parlamento helénico aprovou, ao fim de 12 horas de debate, o relatório da comissão competente, que detalha as perdas e danos causados pela ocupação, entre Abril de 1941 e Setembro de 1944.
Durante esse período foram mortos cerca de 300 mil gregos pelas forças alemãs, nos massacres de Lyngiades, Distomo, Kalavryta, Kandanos e Viannos. Os gregos recordam ainda que, em 1997, o Supremo Tribunal ordenou a Alemanha a pagar 28 milhões de euros para indemnizar os familiares das vítimas, mas a ordem nunca foi acatada e o pagamento nunca chegou. A esse montante, juntam-se também outro relativo às pilhagens e destruição provocadas pelos nazis.
Alexis Tsipras garantiu que vai seguir a recomendação aprovada e que vai enviar uma nota  verbal ao chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, dando conta das pretensões gregas. Caso, os alemães não colaborem, a Grécia ameaça avançar com uma queixa junto do Tribunal Internacional da Haia e no Parlamento Europeu.
*
Fonte: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/grecia-exige-ser-indemnizada-pela-alemanha-devido-a-ocupacao-nazi-435850?fbclid=IwAR3x5TBsBdvC0Hdts5a1EWKSSS1AitOTdsJ6rB3KlX7pUfbKVQZWvI1fxCM

* * *

Contas por contas, pois contas são contas...


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ridículo.

27 de abril de 2019 às 11:19:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home