quarta-feira, janeiro 16, 2019

VOX ABANDONA EXIGÊNCIAS PARA PODER FORMAR GOVERNO NA ANDALUZIA

O Partido Popular (PP) chegou a acordo nesta Mércores [9 de Janeiro] com o Cidadãos e com o Vox para formar governo na Andaluzia e desalojar os socialistas que estavam no poder na região há 36 anos.
Na tarde desta Mércores, os líderes regionais do PP e do Cidadãos (ambos partidos de Direita) na Andaluzia, Juanma Manuel Moreno e Juan Marín, respectivamente, reuniram-se no parlamento em Sevilha para limarem os últimos detalhes do entendimento. Daí saiu um acordo com sete pontos, entre eles o apoio dos 21 deputados do Cidadãos à investidura de Moreno como presidente da Junta da Andaluzia e do PP à nomeação de Marín como vice-presidente da região autonómica.
Apesar do acordo alcançado entre ambos os partidos, faltava o apoio do Vox, partido de Extrema-Direita que conseguiu conquistar representação parlamentar pela primeira vez nas últimas eleições andaluzes, no dia 2 de Dezembro.
As negociações não começaram bem devido a uma lista com 19 exigências que o Vox apresentou em troca do seu apoio. O PP considerou-as “inaceitáveis” e apresentou uma proposta alternativa. Segundo a imprensa espanhola, houve três reuniões nas últimas 24 horas para tentar desbloquear o impasse; ficaram marcadas pela tensão.
Entre as propostas do Vox estava a revogação das leis autonómicas contra a violência de género e de protecção da comunidade LGBT e a expulsão de 52 mil imigrantes ilegais. O partido propunha também eliminar os apoios ao “feminismo supremacista”.
Logo após a reunião com o Cidadãos, os populares encontraram-se novamente com os representantes do Vox e foi alcançado o acordo que permite ao PP chegar ao poder na Andaluzia, juntamente com o Cidadãos, pela primeira vez.
O Vox acabou por abdicar das propostas relativas à extinção das leis contra a violência de género, uma das suas principais exigências. Também foi retirada a intenção de expulsar 52 mil imigrantes ilegais. Sobre este tema lê-se no acordo estabelecido entre os dois partidos: “Cumprir a legislação vigente em matéria de imigração, evitando aquelas decisões que possam favorecer o ‘efeito de chamada’ e combater as máfias que traficam pessoas.”
Mas, Javier Ortega Smith, secretário-geral do Vox, deixou o aviso: “Continuaremos, no entanto, a lutar pelas medidas que não aparecem no acordo.”
Nas eleições de Dezembro, o partido mais votado foi o PSOE, mas os socialistas registaram o seu pior resultado de sempre na região, contando com 33 deputados. Há 36 anos que o PSOE governava nesta região ininterruptamente.
O surpreendente resultado do Vox, com 12 deputados, mais os 26 eleitos pelo PP e os 21 do Cidadãos permitiram ultrapassar o número de deputados eleitos por toda a Esquerda.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2019/01/09/mundo/noticia/pp-chega-acordo-cidadaos-vox-chega-andaluzia-1857225#
*
No acordo https://s4.eestatic.com/2019/01/09/actualidad/ACUERDO_PP_y_VOX_9-2-19.pdf, as únicas alíneas relativas à imigração são as seguintes:
27. Cumplir con la legislación vigente en materia de inmigración, evitando todas aquellas decisiones que puedan favorecer un “efecto llamada” y combatir a las mafias que trafican con personas.
28. Apoyar material, humana y documentalmente a las Fuerzas y Cuerpos de Seguridad del Estado que tienen encomendada la protección de las fronteras, garantizando una inmigración ordenada, legal, respetuosa con nuestra cultura occidental, vinculada siempre al mercado laboral. 

* * *

Deixou o VOX cair as suas exigências conservadoras contra os direitos relativos ao género e ainda bem, deixou também cair as suas exigências relativas à imigração e ainda mal. Para piorar a cena, está de acordo com o PP no apoio à tauromaquia e abre o terreno económico às parcerias público-privadas. Só merda, portanto, daquela que contamina o campo do Nacionalismo com atraso de vida moral a resvalar para a tacanhez criminosa...