terça-feira, janeiro 15, 2019

EUA - AUMENTA O APOIO POPULAR À MURALHA COM O MÉXICO

Pelo menos 42% dos Americanos são a favor da construção do muro na fronteira com o México, proposto por Donald Trump, de acordo com uma pesquisa realizada pela ABC News e The Washington Post entre os dias 8 e 11 de Janeiro. Há um ano, o percentual era de 34%.
A pesquisa foi publicada em 13 de Janeiro e mostra que o apoio ao muro aumentou e que, portanto, menos pessoas se opõem ao projecto. 
Apesar disso, ainda mais da metade dos Americanos, mais precisamente 54%, se oporem à obra. Há um ano, esse percentual foi um pouco maior e somou 63%.
Por um lado, o apoio à construção de um muro na fronteira com o México aumentou, bem como o suporte ao presidente dos EUA, Donald Trump. Por outro, 53% culpam o magnata e o Partido Republicano pela paralisação do governo dos EUA. 
Pelo menos 29% dos entrevistados apontam os democratas como os culpados da situação e 13% acreditam que ambos os partidos são os responsáveis.
Trump insiste que apenas a autorização da verba para a construção do muro ao longo da fronteira sul do país pode resolver a paralisação do seu governo. Essa já é a paralisação mais longa do governo da história dos Estados Unidos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2019011413102950-cresce-apoio-eua-mexico-trump/

* * *

Confirma-se: a médio ou longo prazo, o Povo tem tendência para concordar com os Nacionalistas. É como ando a dizer há anos, a Democracia constitui aliada potencial do Nacionalismo.
Note-se entretanto que na sondagem não há especificação da raça no que diz respeito a quem concorda com o quê... duvido que fizessem esse estudo só com brancos, tal como duvido que houvesse muitos negros e hispânicos mestiços a concordar com o muro, pelo que o apoio ao muro entre o Povo branco pode já estar bem acima dos cinquenta por cento... de acordo com esta sondagem https://www.prri.org/spotlight/data-shows-how-passionate-and-partisan-americans-are-about-the-border-wall/, a maioria dos brancos sem estudos superiores é a favor do muro, o que, mais uma vez, atesta o que tenho afirmado ao longo dos anos: é no seio do Povo mais afastado das elites que reside o maior potencial eleitoral do Nacionalismo.