segunda-feira, janeiro 14, 2019

CIENTISTA QUE RECEBEU O PRÉMIO NOBEL PELO SEU TRABALHO COM O ADN PERDE TÍTULOS HONORÍFICOS POR INSISTIR EM EXPRESSAR A SUA OPINIÃO SOBRE DIFERENÇAS RACIAIS

Aos 90 anos, o cientista norte-americano co-responsável pela descoberta da estrutura em dupla hélice da molécula de ADN viu serem-lhe retirados, na semana passada, vários títulos honoríficos que recebeu ao longo da carreira, graças aos seus comentários na televisão. Num programa emitido no início deste mês, James Watson reiterou a sua convicção de que há diferenças de inteligência entre raças e que a genética o justifica.
O Laboratório Cold Spring Harbor, de que foi director e mais tarde presidente (cargo que deixou em 2003), já se demarcou destas declarações, que classifica como "opiniões pessoais sem fundamento e irresponsáveis".
A primeira vez que James Watson manifestou este seu polémico ponto de vista foi em 2007, em declarações ao Sunday Times, para justificar a sua posição "sombria" sobre África: "Todas as nossas políticas têm por base o facto de a inteligência deles ser a mesma que a nossa, quando todos os testes dizem que não é bem assim." Na altura, o geneticista chegou ao ponto de dizer que, embora "esperasse" que todos fossem tratados de forma igual, "as pessoas que têm de lidar com funcionários negros sabem que isto não é verdade".
Watson acabou por pedir desculpa e retratar-se, mas abandonou o cargo de chanceler que ocupava no laboratório.
Agora, está em causa o documentário da PBS que foi para o ar no dia 2 de Janeiro, em o cientista vai mais longe e afirma que as diferenças de QI entre caucasianos e outras raças se refletem no ADN.
Para o Cold Spring Harbor, que ainda tem uma escola com o seu nome, estas considerações "revertem" o pedido de desculpas de 2007 e, por isso, a instituição decidiu retirar ao seu ex-dirigente três títulos honoríficos.
James Watson recebeu o Prémio Nobel da Medicina com Maurice Wilkins e Francis Crick, em 1962, pelo "modelo de dupla hélice" para a estrutura da molécula de ADN, mas, depois de anos no papel de persona non grata dentro do meio científico e não só, acabaria por leiloar a sua medalha em 2014, por mais de 3,5 milhões de euros.
Actualmente, o biólogo encontra-se internado, a recuperar de um acidente de viação, em Outubro. À Associated Press, o filho adianta que a sua percepção do que o rodeia é "mínima".
*
Agradecimentos a quem aqui também trouxe esta notícia: http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2019-01-14-Comentarios-racistas-valem-perda-de-titulos-honorificos-a-Premio-Nobel-da-Medicina?fbclid=IwAR3kVubll1d9oeB213jDdoRIUTYZHU5ZJ2sPpHXKfwW2YswVBh_6qi1Ce2E

* * *

É caso para dizer: elementar, meu caro Watson - a Inquisição Anti-Racista não perdoa. 
Watson, além de brilhante, tendo ou não razão neste caso (e não me admira nada que tenha), é corajoso. Dificilmente se poderia pensar que é ingénuo, pois quem é que ainda não sabe que essa Inquisição é omnipresente em tudo o que seja universidades e mé(r)dias?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu até entendo que os negros desprezem a ideia de serem, geralmente, menos inteligentes que os brancos (afinal de contas ninguém gosta de ser menosprezado...tirando uma grande parte dos brancos é claro) o que acho caricato é ver tanto branco na internet profundamente ofendido com as ideias de Watson chegando alguns ao ponto de ameaçar de morte gente que demonstrou abertura para com as ideias de Watson no que ao QI diz respeito...não é por acaso que a raça branca está a perder terreno, nada é por acaso...de pouco vale o QI se só serve para destruir o nosso próprio povo enquanto se melhora a vida de outros povos (muito mal agradecidos)

15 de janeiro de 2019 às 18:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tanto branco? Mas tanto branco onde? A esmagadora maioria dos brancos não se incomoda nada com isso, até acha graça, podes ter disso a certeza...
Há uma elite culturalmente reinante que partilha profundo sentimento de culpa branco e sente-se nobre a proteger o negro porque o considera implicitamente como inferior, mas isso é uma minoria de brancos muito activa mas altamente minoritária.

15 de janeiro de 2019 às 20:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vi pelo menos uma duzia de brancos na pagina de 1 jornal a guerrearem os brancos "racistas" como se a sua propria vida estivesse em jogo. E podes dizer que isso é pouco mas eu acho muito porque eram MAIS brancos fanaticamente anti-brancos a mostrar as suas ideias que o contrario...bastava ser apenas 1 branco anti-branco que já eram muitos mas não é 1 nem são 2, são milhares ou milhões em toda a Europa e tu sabes. Só eu conheço pessoalmente uma mão cheia deles

16 de janeiro de 2019 às 12:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Nessa caixa de comentários viste isso, também já vi disso, como também já vi exactamente o oposto em caixas de comentários de jornais. Os antirras encontram-se usualmente nos níveis sócio-culturais mais elevados da sociedade, ou da classe média para cima, e são usualmente mais activos na manifestação das suas opiniões, em jornais e não só. Nada disso impede que continuem a ser minoria e uma minoria cada vez mais nervosa, porque se apercebe de que os «grunhos racistas», que na maioria dos casos não perdem tempo a comentar em jornais, votam cada vez mais em partidos «racistas».

16 de janeiro de 2019 às 22:37:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home