quarta-feira, dezembro 12, 2018

PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELITA SOBRE SALVINI EM VISITA A ISRAEL: «GRANDE AMIGO DE ISRAEL»

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, recebeu hoje o ministro do Interior italiano e líder da Liga (Extrema-Direita), Matteo Salvini, que classificou de "grande amigo de Israel".
Salvini, que chegou na Martes a Israel, esteve nesse dia com Netanyahu na fronteira com o Líbano, onde o exército israelita lançou na semana passada uma operação para destruir túneis construídos pelo movimento xiita libanês Hezbollah para permitir intrusões.
Numa conferência de imprensa na Martes, Salvini qualificou Israel como um "baluarte de segurança para os valores europeus e ocidentais na região", considerando que "quem quer a paz apoia Israel".
O ministro italiano criticou o que considerou uma posição "desequilibrada" da União Europeia em relação a Israel sobre o conflito israelo-palestiniano.
Interrogado sobre a inexistência de encontros com os dirigentes palestinianos, Salvini respondeu que ficará para uma "próxima visita" dado ter uma agenda muito preenchida.
A visita a Israel do líder da Liga suscitou polémica, nomeadamente na Esquerda israelita.
Esta acusa Netanyahu de deixar alguns dirigentes estrangeiros servirem-se de Israel para desmentirem alegações de anti-semitismo contra eles ou os seus partidos e de favorecer o seu discurso radical, por exemplo contra o Islão.
"O nosso governo combaterá todas as forma de violência anti-semita, seja qual for a forma com que se manifeste", afirmou Salvini na Martes.
O presidente israelita, Reuven Rivlin, não se encontrará com Salvini por "questões de agenda", segundo um comunicado do seu gabinete, embora alguns comentadores vejam o caso como uma eventual vontade do chefe de Estado se distanciar do ministro italiano.
Numa entrevista à televisão norte-americana CNN no final de novembro, Rivlin lamentou o regresso de movimentos fascistas a certos países, sem especificar.
"Alguns destes movimentos fascistas admiram muito o Estado de Israel. Quando eles vêm e dizem que admiram muito Israel eu digo-lhes 'Meus senhores, é impossível' (...) Uma pessoa neo-fascista é uma pessoa que está completamente contra o espírito, os princípios e os valores do Estado de Israel", disse Rivlin.
Matteo Salvini é o último dos dirigentes ditos populistas recebidos por Netanyahu, após o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, em Julho e o Presidente filipino, Rodrigo Duterte, em Setembro.
O ministro italiano visita hoje o Museu do Holocausto Yad Vashem e tem previstos encontros com a ministra da Justiça, Ayelet Shaked, e com o ministro da Segurança Pública, Guilad Erdan.
*
Fonte: https://www.dn.pt/lusa/interior/netanyahu-recebe-ministro-da-extrema-direita-salvini-como-amigo-de-israel-10310924.html

* * 

Salvini disse também «não tenho de me justificar de cada vez que vou a Israel».
De notar que, além do ministro italiano, também o presidente checo Milos Zeman visitou recentemente Israel, prometendo a deslocação da embaixada do seu país para Jerusalém, algo que, para já, não pode fazer, porque o seu governo a isso se opõe.
Outro político de Direita europeia perto ou orbitando o Nacionalismo, o chanceler austríaco Sebastian Kurz, cujo governo inclui o partido nacionalista FPO, visitou igualmente Israel, há um mês atrás.
*
Fonte: https://www.haaretz.com/world-news/europe/italy-s-salvini-i-don-t-have-to-justify-myself-every-time-i-go-to-israel-1.6729437

* * 

Salvini causou entretanto consternação ao afirmar que a Hezbollah é uma organização terrorista.
*
Fonte: https://www.jihadwatch.org/2018/12/far-right-salvini-i-dont-have-to-justify-myself-every-time-i-go-to-israel

* * *

É mais uma confirmação do que ando a dizer há anos - os Nacionalismos europeus e judaico são aliados naturais contra a violência islamista e, também, diante da avalanche imigracionista do terceiro-mundo. 

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas o estado de Israel não é culpado pelo multiracialismo?

14 de dezembro de 2018 às 17:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

Culpado como?...

14 de dezembro de 2018 às 22:29:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home