quarta-feira, outubro 31, 2018

PRESIDENTE NORTE-AMERICANO DECLARA QUE CONSTITUIÇÃO NÃO GARANTE CIDADANIA A TODO O FILHO DE ILEGAIS NASCIDO EM SOLO NORTE-AMERICANO

No início da semana, o presidente dos Estados Unidos confirmou que pretendia assinar uma ordem executiva que acabaria com o direito de cidadania automática para os filhos de imigrantes ilegais nascidos em solo norte-americano.
Donald Trump atacou detractores do Partido Democrata que o criticam por planear mudanças na chamada "cidadania da primogenitura". Democratas defendem que a concessão automática de cidadania americana é protegida pela 14ª Emenda Constitucional. O texto, ratificado em 1868, diz que "todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do Estado onde tiverem residência".
O texto foi adoptado pela Constituição americana após o famoso caso "United States v. Wong Kim Ark". Filho de imigrantes chineses residentes legais, Wonk conseguiu na Suprema Corte o direito de ser oficialmente reconhecido como cidadão por ter nascido em solo nacional. O termo "sujeitas à sua jurisdição", porém, causa polémica há séculos. Juristas têm se manifestado nos últimos dias afirmando que uma alteração no texto (ou sua total invalidação) demandaria uma nova emenda constitucional, um movimento político que demanda apoio maioritário dos Estados americanos.
Trump, porém, tweetou que a prática de concessão automática "terminaria de um jeito ou de outro", argumentando que ela não é realmente coberta pela 14ª Emenda da Constituição dos EUA.
De acordo com o presidente, o termo "sujeito à jurisdição do mesmo" na secção um da emenda "indica a falta de valor para a cidadania primitiva. "Muitos juristas concordam", escreveu Trump.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/americas/2018103112564965-trump-constituicao-eua-cidadania/

* * *

Nada é mais evidentemente correcto do que querer salvaguardar o seu país de uma enchente por via da iminvasão mais absurdamente facilitada... Trump volta a brilhar só por dizer o óbvio, como se tivesse olho em terra de cegos, e terra de algo pior que cego é precisamente o reino ideológico-intelectual da elite político-mediática reinante.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esteve bem o Trump, mas duvido que seja suficiente, mesmo cá em Portugal ou França, com os que já cá temos, daqui a 50 anos, nós autóctones seremos uma minoria.
taxas de natalidade bem diferentes

1 de novembro de 2018 às 14:52:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home