quinta-feira, outubro 18, 2018

EXTREMO NORTE OCIDENTAL EUROPEU - CRISTIANISMO DESCE, PAGANISMO SOBE


Na Islândia, a Igreja «Nacional», cristã, perde integrantes enquanto a religião pagã autóctone, denominada Asatru, tem cada vez mais aderentes. Com efeito, os registos estatais indicam que nos decorridos nove meses de 2018, a igreja «nacional» perdeu 2029 membros, sendo assim a única grande congregação religiosa de entre as cinco maiores congregações religiosas do país a perder gente este ano.
As cinco maiores congregações da Islândia são a Igreja Nacional, com 233062 indivíduos, o que constitui 65.6% da população, seguida da Igreja Católica, com 13799 membros (3.9%), a Igreja Livre de Reykjavík, com 9866 membros (2.8%), a Igreja Livre de Hafnarfjörður, com 6,946 membros (2%) e a Ásatrúarfélagið, ou Sociedade Asatruar, com 4349 membros (1,2%). Nenhuma das outras 47 congregações religiosas do país chega a ter pelo menos um por cento da população.
A Asatru cresceu oito por cento nos já decorridos nove meses do ano. Outras congregações religiosas não cristãs são três budistas, cujos membros todos somados são 1297 (0.4%), duas congregações muçulmanas, que, juntas, somam 687 membros (0.2%) e a comunidade Bahai, com 357 membros.
Há também cada vez mais islandeses que preferem registar-se como não pertencendo a nenhuma congregação religiosa (6.9% neste momento).
*
Fonte: 
https://icelandmag.is/article/icelanders-abandon-national-state-church-old-pagan-asatru-continues-grow?fbclid=IwAR2BnhXGqcnE7eg8juZuifZ7RrWiwP_lq6FNHX7AplTBWgHmnXwFhODAnSY

* * *

Que o ateísmo ainda cresça numa sociedade ocidental, dessacralizada, em que a norma é na prática irreligiosa, não surpreende - bom sinal é que entretanto cresça também uma consciência etno-religiosa, a do retorno à veneração dos Deuses Nacionais, enquanto o culto alógeno a um médio-oriental morto na cruz perde terreno a olhos vistos. A Islândia parece nisso estar no bom caminho, tal como o resto da Europa, mais nuns sítios que noutros.

5 Comments:

Anonymous Nuno Marques said...

Quando é que abandonas a numeração árabe e adoptas a numeração romana?

18 de outubro de 2018 às 02:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Para que faria eu isso, se essa numeração «árabe» até é indiana, ou seja, tem raiz numa cultura ariana?...

19 de outubro de 2018 às 14:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

sim os numeros são indo iranianos/indo europeus nada tem de arabes

19 de outubro de 2018 às 19:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

tu vives falando na elevadice dos valores do oeste como se os pagãos ja tivessem disso mas isso veio de cristo e o avatar dele era semita mas não o cerne dele espiritual ele rompeu com os judeus os judeus discriminavam ate o homem da mão seca mesmo sendo da tribo deles apenas por ter uma doença jesus tirou essas maculas discriminatorias internas por uma nação mais plena e até rompeu com esse judaismo atrasado

19 de outubro de 2018 às 19:07:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O que é que dizes que veio de Cristo?...
O cerne dele era tão semita como os que o rodeavam. A única diferença é que ele era universalista e veio para «trazer a guerra» no seio de cada família... isto não é pugnar por uma Nação mais plena, isto é desprezar a sua unidade e talvez até querer destruí-la por dentro.

23 de outubro de 2018 às 00:30:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home