quarta-feira, setembro 05, 2018

PAN QUER QUE OS ANIMAIS DE RUA POSSAM VOLTAR A SER ALIMENTADOS

A notícia é de há quase três meses mas continua a merecer divulgação:
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou nesta Martes um projecto de lei no Parlamento para a legalização da alimentação aos animais que vivem na rua, garantindo questões de saúde pública e de higiene dos locais.
"A grande maioria dos municípios em Portugal estabelece, através de regulamento próprio, a proibição de alimentar animais na via pública, ignorando quaisquer circunstancialismos pertinentes, como os casos das colónias de gatos controladas por programas de esterilização municipais", lê-se num comunicado do PAN.
Os responsáveis do PAN destacam exemplos de animais recentemente abandonados ou perdidos, e ainda por recolher pelos serviços competentes, ou os casos de colónias de gatos, aos quais cidadãos prestam alguns cuidados informais, nomeadamente de alimentação.
"O PAN defende que não faz sentido o Estado investir na esterilização e tratamento dos animais, determinando simultaneamente que os mesmos devem ser deixados morrer à fome", é referido na nota, numa alusão à legislação que estabeleceu o programa Captura-Esterilização-Devolução (CED) para animais errantes.
O diploma do PAN contempla os "modelos de abrigos e comedouros implementados no país", sublinhando que em vários municípios já é admissível a alimentação de animais na via pública", além de outras práticas similares na Europa.
"Não é moralmente defensável, na época que vivemos, ordenar uma população, que se quer mais sensível e compassiva, a abster-se de alimentar um animal, pondo em causa uma das cinco liberdades básicas de bem-estar animal: a de não ter fome e sede. Insistir numa política de morte por privação de alimentação é institucionalizar a crueldade e não é compatível com uma sociedade ética e evoluída", lê-se na nota do PAN.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2018/06/12/sociedade/noticia/pan-propoe-legalizacao-da-alimentacao-aos-animais-que-vivem-na-rua-1834170

* * *

Claro que assim o PAN tem boas hipóteses de subir - defende medidas óbvias que só a burocracia mais afastada da realidade e do sentir das pessoas poderia contrariar.

2 Comments:

Blogger Helena Vilaarinho said...

Esperemos que suba... conheces outro partido que defenda os animais na AR?!

Já agora aproveitando o embalo do teu post, desafio a assinatura desta petição

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT90427

A lei foi aprovada em 2016, as respectivas câmaras tiveram 2 anos para se preparar para transitar o abate para a esterilização e nada fizeram, pedindo o adiamento da lei por mais um ano. È inadmissível que se continue a protelar a esterilização dos cães nos municípios. Não conheço outra forma de controlar a população canidea e gatil. Em cada 1 cão que é abatido nasce 10...

7 de setembro de 2018 às 11:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alguém conhece a agenda do PAN?! Se fossem governo a quem se juntariam? Para defender Animais (Homens e Mulheres incluido) é preciso defender e conhecer as leis da Natureza e a sua Ordem natural. O Pan conhece as Leis da Natureza? Ou faz demagogia servindo-se dos animais, de modo a implementar sua agenda ideológica? Helena Vilarinho, se me dissesse que era dos Verdes eu não ficaria surpreendida, pois voçê é um pouco "verdinha e ingênua", na minha humilde opinião. Duvido que o Sr. GLAUDIUS publique este comentário, pois ele é deveras "democrático". Passem bem Pombinhos.

9 de setembro de 2018 às 19:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home