quarta-feira, julho 11, 2018

COLOCAÇÃO DE ESTÁTUA DE DEUS PAGÃO EM LOCALIDADE SÉRVIA É CONTESTADA PELA IGREJA ORTODOXA


O novo proprietário do antigo hotel "Slavija" em Vrnjacka Banja, enviou uma proposta à Assembleia Municipal para a futura rotunda perto do novo hotel, a da colocação aí de uma estátua Deus Perun, o Deus do Raio, do Céu e da Chuva, porque o Seu nome vai ser a marca registada do futuro hotel. A empresa agora proprietária do hotel é a «Tonanti», palavra quase igual à portuguesa «Tonante», que significa «o/a que troveja». 
A Igreja opôs-se fortemente a essa proposta, argumentando que era uma blasfémia e que seria mais aceitável construir, por exemplo, uma mesquita.
A ideia de colocar a estátua de Perun veio de um investidor que está a construir um novo hotel em Vrnjacka Banja. Numa audiência pública, os representantes da Igreja Ortodoxa Sérvia alegaram que não há necessidade de voltar atrás no tempo antes do Cristianismo: «Acho que na rotunda não deve ser colocado um monumento que está desactualizado e não pertence a Vrnjacka Banja. Se se olhar para a história, o início de Vrnjacka Banja é cristão", disse o padre Zarko Dončić.
Em vez dessa proposta, mencionada durante o debate, o parecer foi ouvido e a igreja alvitrou que seria melhor colocar na futuras rotunda um monumento a representar o cavalo de Popovic, que, segundo a lenda, estava já a morrer mas foi curado por beber a água de Vrnjacka Banja.
Os cidadãos de Vrnjacka Banja geralmente não ouviram que a sua cidade poderia obter a estátua com a figura de Perun, e alguns ainda não sabem que Perun era Divindade eslava.
Chegou a haver um debate público e uma reunião da comissão parlamentar local a respeito do caso.
*
Fontes: 
http://rs.n1info.com/a395075/Vesti/SPC-protiv-statute-Perunu-u-Vranjackoj-Banji.html
http://www.politika.rs/sr/clanak/404321/SPC-protiv-biste-boga-Peruna

* * *

Tal como há dois mil anos, quem representa o Cristianismo continua a ser intolerante e totalitário; tal como há mil e setecentos anos, os representantes da Cristandade continuam a querer pressionar o poder político no sentido de impedir qualquer presença pagã na sociedade, nem que seja a presença no espaço público de uma simples estátua de cariz formalmente turístico e comercial. A arrogância com que se assumem donos da consciência do povo rivaliza com a dos muçulmanos, seus «irmãos» mais novos, inclusivamente porque reivindicam o «passado» cristão que foi imposto à força precisamente por eles próprios ou pelos seus «colegas» de há séculos. A propósito de muçulmanos, repare-se como o vigário do Judeu Morto disse que até era melhor uma mesquita do que uma estátua pagã, de facto a irmandade natural abraâmica está cada vez mais à vista...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Maravilhas do nacional-socialismo: uma raça pura e sem máculas.

«Os doentes de Asperger têm de usar o nome de um canalha
Hans Asperger identificou uma forma específica de autismo, batizada aliás com o seu nome. 86 anos depois, um livro prova definitivamente que o médico austríaco enviava crianças para a morte numa clínica nazi.»

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/os-doentes-de-asperger-tem-de-usar-o-nome-de-um-canalha-9574252.html

11 de julho de 2018 às 16:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Média do ADN português segundo o Myheritage;

Ibérica
87.4%
Italiana
23.1%
Europeia do Norte e Europeia Ocidental
23.1%
Norte-africana
16.2%
Escandinavo
15.1%
Sarda
9.8%
Inglês
7.8%
Balcânico
6.7%
Irlandesa, Escocesa, e Galesa
5.3%
Grega
5.1%
Judia Sefardita - Norte-africana
4.4%
Centro-americana
3.8%
Leste Europeu
3.1%
Báltica
1.6%
Nigeriana
1.6%
Judeu Ashkenazi
1.5%
Ocidental africana
1.3%
do Médio Oriente
1.1%
Asiático do sul
1.1%

11 de julho de 2018 às 20:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home