VICE-PRESIDENTE DO PARLAMENTO SUECO AFIRMA QUE JUDEUS E LAPÕES NÃO SÃO SUECOS
O vice-presidente do Parlamento sueco, Bjorn Soder, foi criticado por alegar que judeus e lapões não são "suecos". A polícia até recebeu uma queixa formal sobre o comentário, segundo a imprensa local.
Membro sénior dos Democratas Suecos que actualmente serve como vice-presidente do Parlamento, Soder fez as declarações na página do Facebook do Partido Central da Suécia, em resposta às alegações de racismo da líder do partido, Annie Loof.
"Annie Loof afecta adversamente a posição dos Judeus e Lapões na Suécia, quando indirectamente afirma que eles são suecos", escreveu. "Esses grupos têm posições minoritárias na Suécia apenas porque não são suecos. Que vergonha para você, Annie Loof, pela sua atitude racista".
Loof já havia criticado comentários feitos por Soder em 2014, quando disse que enquanto lapões, judeus e outros grupos minoritários desfrutam da cidadania sueca, eles ainda fazem parte dos seus próprios grupos étnicos distintos.
Os Lapões são um povo indígena que habita a Lapónia, que hoje abrange grande parte da Noruega e da Suécia, partes do norte da Finlândia e a região de Murmansk, na Rússia.
Loof publicou uma captura de tela do que ela disse que foram os comentários de Soder na sua conta no Instagram, alegando que revelaram os tons racistas do seu partido.
"O problema com os Democratas da Suécia não é apenas a sua história, mas também que a divisão de pessoas continua até hoje. E nos níveis mais altos da sua liderança", escreveu. "Como cidadão você é sueco, quer você pertença a uma minoria nacional ou não".
Nem todos concordaram com a avaliação de Loof, no entanto. "Porque é que, por exemplo, um homem deveria ser forçado a ver-se sueco em primeiro lugar quando assim não se vê? Porque é que você gosta disso?", respondeu um usuário do Instagram.
Os comentários de Soder foram relatados às autoridades como um potencial crime de ódio, de acordo com relatos dos média locais. No entanto, a polícia abandonou a investigação pouco depois de receber a queixa.
Falando com a emissora nacional SVT sobre o incidente, Soder acusou Loof de se envolver em tácticas "baixas", tirando os seus comentários do contexto para marcar pontos políticos baratos: "Cabe a cada indivíduo identificar a sua própria nacionalidade. Quando falamos de minorias, é para apoiar a sua distinção e direitos especiais. Acusar-me é distorcer a 180 graus e deliberadamente interpretar mal todo o debate", afirmou Soder à SVT.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2018061811504210-suecia-judeus-nao-sao-suecos/
* * *
Mais um excelente sinal de um dos melhores partidos nacionalistas da Europa, o dos Democratas Suecos, que se destaca pelo brilhantismo das suas posições democráticas, sionistas - apoio declarado a Israel - e liberais - apoio declarado aos LGBTI contra a intolerância islâmica. Agora verifica-se também que no seu seio existe uma viva consciência étnica ao mais alto nível - os séculos, milénios, de convivência territorial entre Suecos e Lapões não apagaram a saudável diferenciação étnica entre ambas as Nações e agora um partido nacionalista celebra-as.
Sic itur ad astra, é assim que se faz Nacionalismo político em condições.
4 Comments:
O que dizes disto, Caturo?
https://www.publico.pt/2018/06/20/local/noticia/estatua-de-d-jose-i-danificada-durante-o-portugal-espanha-1835225
Palermice de adeptos que não sabem respeitar o património, porque também ninguém os obriga a isso, até porque já ninguém liga a um rei de há séculos.
Viste bem a fotografia da notícia?
Africanos?
Enviar um comentário
<< Home