sexta-feira, junho 15, 2018

JOGADORES TURCOS DA SELECÇÃO ALEMÃ CRITICADOS POR SE REUNIREM COM PRESIDENTE TURCO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.maisfutebol.iol.pt/alemanha/internacional/effenberg-a-federacao-alema-devia-expulsar-ozil-e-gundogan
Effenberg: «A federação alemã devia expulsar Özil e Gündogan»
O ex-jogador e internacional pela Alemanha, Steffan Effenberg, condenou esta Mércores o encontro de Mesut Özil e Ilkay Gündogan, jogadores de origem turca, com o presidente da Turquia, Recep Erdogan e pediu a expulsão de ambos da equipa do Mundial 2018.
«Quando apostas em valores como os que a federação alemã transmite, a única decisão que te cabe é prescindir dos dois jogadores. Não vejo uma linha definida», defendeu o técnico de 49 anos, em entrevista ao portal T-Online.
(...)

Estas declarações dizem respeito a um caso polémico desde o mês passado, como se pode ler nesta notícia de meados de Maio: http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/turquia/alemanha-ozil-e-gundogan-arrasados-devido-a-foto-com-erdogan
Os alemães Mesut Özil e İlkay Gündoğan, ambos de origem turca, foram esta Lues criticados por terem tirado fotografias com o presidente turco, Recep Erdogan, usadas na sua campanha eleitoral.
Os dois jogadores foram acusados de terem sido «manipulados» pelo presidente turco depois de um encontro no domingo em que ofereceram camisolas autografadas das respetivas equipas, a do Arsenal, de Özil, e a do Manchester City, de Gündoğan.
«O futebol e a Federação Alemã de Futebol (DFB) defendem valores que não são totalmente tidos em conta por Erdogan», criticou Reinhard Grindel, presidente do organismo na sua conta do Twitter.
«É por isso que não é bom para os nossos jogadores internacionais permitirem ser manipulados para a sua campanha (...) Ao fazer isso, os nossos atletas certamente não ajudam ao trabalho de integração da DFB», acrescenta o dirigente incomodado com a situação.
O presidente Erdogan convocou eleições legislativas e presidenciais antecipadas para 24 de Junho para poder reforçar os poderes do chefe de Estado adoptadas na revisão constitucional de 2017. 
No que diz respeito às reacções por parte dos partidos políticos alemães, a deputada do partido AFD, da extrema-direita, Beatrix Von Storch, comentou: «porque é que Gundogan joga pela equipa nacional alemã se ele reconhece Erdogan como seu presidente?».
Já o seu colega e ex-líder dos Verdes, Cem Özdemir, de origem turca, foi algo mais indulgente: «O presidente de um futebolista alemão chama-se Frank-Walter Steinmeier, a chanceler alemã Angela Merkel e o seu parlamento é o Bundestag, cuja sede é em Berlim e não em Ancara».

* * *

Quando até um partido de Esquerda constata que dois jogadores «alemães» de origem turca estão a ter um comportamento, digamos, turco, nada pode ser mais claro a respeito da evidência de que a real pertença destes dois indivíduos tem pouco a ver com a Alemanha, sequer com a Europa... mas quis a mentalidade apátrida reinante nas elites que eles pudessem jogar por uma selecção nacional europeia.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então mas eles não se integram muito bem e são alemães, como aquela malta magrebina que nasceu em França há trinta, quarenta anos e que ainda hoje chama "franceses" aos nativos mas que a Esquerdalha e os bem pensantes liberais juram a pés juntos que são tão franceses como os outros?

16 de junho de 2018 às 14:15:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home