quarta-feira, junho 13, 2018

AMANHÃ - PROTESTO CONTRA O TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS


O transporte é um dos momentos que mais stress causa aos animais de pecuária. Contudo, animais portugueses passaram a ser transportados por via marítima para países do Médio Oriente e Norte de África a partir de 2015.
Uma vez que durante este transporte o tempo de viagem é geralmente bastante superior ao do transporte terrestre (dias em vez de horas), está sujeito ao estado do mar e do tempo (como tempestades), o transporte por via marítima tem um impacto ainda mais negativo (como várias evidências ocomprovam).
Assim, neste dia Internacional para a Consciencialização dos problemas associados ao transporte de animais vivos (em particular relativos ao bem-estar e direito animal), a PATAV associa-se a outras organizações e coordena uma marcha que irá desde o Cais do Sodré até à sede do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (Praça do Comércio).
Esta marcha pretende alertar o público para esta situação (por vezes desconhecida), e demonstrar de forma pacífica que a sociedade portuguesa está crescentemente mais atenta e sensível a esta temática.

Fonte: https://www.facebook.com/events/171759130118570/

Entenda-se o porquê deste transporte - os animais são transportados ainda vivos porque o rito do halal (muçulmano) e do kosher (judaico) inclui o abate de animais de uma determinada maneira, ou seja, eles têm de estar vivos, e conscientes...