terça-feira, junho 12, 2018

CADEIA HUMANA EM NOME DA AUTO-DETERMINAÇÃO DE EUSKADI

Alinhadas por um sentimento comum, milhares de pessoas formaram, este domingo, uma gigantesca cadeia humana entre várias cidades do País Basco.
Reivindicaram o direito à auto-determinação da região do norte de Espanha.
A manifestação também serviu de apoio à Catalunha. Foi convocada pela plataforma "Gure Esku Dago" (Está em nossas mãos). De acordo com a organização uniu mais de 200 quilómetros entre San Sebastián e Vitoria, passando por Bilbau.
"Milhares de cidadãos provaram querer decidir o futuro político do país. Que têm necessidade de decidir e que existem milhares de razões que nos afectam diariamente, de forma individual e colectiva. Querem tomar a palavra e pronunciar-se sobre o nosso futuro", sublinhou o porta-voz da plataforma, Ángel Oiarbide.
A mesma plataforma já organizou outras cadeias humanas no País Basco para pedir um referendo à independência em 2014 e 2015.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2018/06/10/cadeia-humana-em-nome-da-autodeterminacao-no-pais-basco

* * *

Bom progresso da causa nacionalista no nordeste ibérico, os nacionalistas bascos não desarmam. Sic itur ad astra, deste modo se caminha para uma verdadeira Europa das Nações.