terça-feira, maio 29, 2018

PNR DENUNCIA CRIME DE SAÚDE PÚBLICA EM CANTANHEDE E MIRA

Um verdadeiro crime de saúde pública e um atentado ao ambiente está a ser cometido pelo Grupo Águas de Portugal, pela sua concessionária Águas do Centro Litoral, com o conhecimento e conivência dos executivos municipais de Cantanhede e Mira, Presidentes de Junta de Freguesia dos respectivos municípios, Presidência da República, Assembleia da República, Governo, Ministério Público e Guarda Nacional Republicana.
Com efeito, a ETAR das Cochadas, que procede ao tratamento das águas residuais dos Municípios de Cantanhede e de Mira, essa propriedade das Águas do Centro Litoral, procede a descargas diárias de águas residuais para a Vala Real, contaminando não só as culturas dos terrenos agrícolas próximo, bem como as veias freáticas, que geram a produção de melgas e mosquitos, cujas picadas já provocaram doenças, existindo já muitas pessoas com problemas de pele causados pelas águas residuais e pelos banhos que tomaram na Barrinha de Mira. Isto para não falar nos casos de pessoas que já comeram peixes contaminados com as águas residuais.
O caso é particularmente grave, sendo o mesmo do conhecimento da Presidência da República, da Assembleia da República, do Governo e do próprio Ministério Público que, dentro das suas competências legais, nada têm feito para pôr termo a este crime ambiental e de saúde pública.
Uma delegação do PNR Coimbra, composta por Miguel Costa Marques, José Vilela e Jorge Cardoso, deslocou-se no passado dia 20 de Maio à Vala Real, a fim de constatar esta realidade. A visita guiada ao local foi efectuada pelo Dr. Rogério Guímaro, um dos muitos agricultores da zona, particularmente afectado por este crime ambiental, tendo dado importantes explicações e detalhes sobre o que se está a passar na Vala Real e na ETAR das Cochadas, e do alheamento que este crime ambiental tem merecido, quer por parte do poder político, quer por parte do poder judicial.
O PNR preocupa-se com o ambiente, com a saúde pública e com o bem-estar das populações. E irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para pôr termo a este verdadeiro crime ambiental e de saúde pública.
*
Fonte: http://www.pnr.pt/2018/05/crime-de-saude-publica-em-cantanhede-e-mira/