domingo, maio 27, 2018

GRANDE MANIFESTAÇÃO EM ESPANHA CONTRA A TAUROMAQUIA

Manifestantes partiram bandarilhas criando uma grande nuvem vermelha para simbolizar o sangue de mais de 20.000 touros, vacas, novilhas e bezerros que morrem a cada ano, em touradas, em Espanha

Milhares de espanhóis e estrangeiros manifestaram-se ontem no centro de Madrid para reivindicar a abolição da tauromaquia em todas as suas formas, uma iniciativa que contou com 500 activistas.
A manifestação começou na Puerta del Sol, com uma performance em que activistas partiram bandarilhas criando uma grande nuvem vermelha para simbolizar o sangue de mais de 20.000 touros, vacas, novilhas e bezerros que morrem a cada ano, em touradas em Espanha.
Iniciativa teve como objetivo exigir a eliminação das touradas das listas de património e interesse cultural da Espanha, o fim dos apoios públicos e ainda da participação de crianças
Laura Gonzalo, porta-voz do evento, explicou em declarações à agência Efe que a iniciativa contou com 40 mil participantes e que foi apoiada por onze associações nacionais e internacionais de defesa animal.
Gonzalo explicou que a iniciativa visou exigir a eliminação das touradas das listas de património e interesse cultural da Espanha, o fim dos apoios públicos e ainda da participação de crianças.
Os participantes começaram a marcha com uma faixa onde se lia "Tourada é violência" e 'slogans' como "abolição da Tourada" ou " vergonha nacional tauromaquia".
Victoria Lacalle, colaborador Gladiator para a Paz e um psicólogo especialista em violência, disse à Agência Efe que "a tauromaquia representa o calcanhar de Aquiles do abuso de animais e terminá-lo eliminaria outras formas de violência contra humanos e outros animais".
*
Fonte: https://www.dn.pt/mundo/interior/milhares-de-pessoas-pedem-em-madrid-o-fim-dos-espetaculos-tauromaquicos-9383609.html   (Artigo originalmente redigido contra o acordo ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Uma consciência autenticamente europeia a desenvolver-se no país irmão. Cá também se tem feito algum trabalho contra a tourada, nomeadamente no Campo Pequeno, algo que, pelos vistos, e ainda bem, incomoda os pró-touradas.