segunda-feira, maio 28, 2018

ADMINISTRAÇÃO DO CAMPO PEQUENO TENTA ACABAR COM MANIFESTAÇÕES ANTI-TOURADA

Na passada Joves, um indivíduo identificado como activista anti-taurino invadiu a arena do Campo Pequeno, no entanto este não é o único acto anti-taurino com que o Campo Pequeno se vê a braços, pois em todos os espectáculos taurinos realizados naquele tauródromo, um conjunto de pessoas, em número reduzido, manifestam-se contra as touradas. Manifestações sistemáticas à porta do Campo Pequeno que têm incomodado não só os aficionados como também os lojistas, dado o barulho feito por estas pessoas.
O Toureio.pt falou com a Administradora do Campo Pequeno, Paula Resende, que nos disse que “eu compreendo que os aficionados fiquem extremamente incomodados, não são apenas os aficionados. Posso dizer que nós temos a Praça de Touros mas além da praça de touros temos um centro comercial, temos 80 lojistas, temos 20 restaurantes e temos realmente várias queixas dos restaurantes que enfim recebem queixas dos seus clientes que não podem calmamente jantar na esplanada porque são incomodados.”
A Administradora acrescenta que “a Câmara Municipal de Lisboa pura e simplesmente diz que eles têm o direito de se manifestar. O Direito de se manifestar que eles fazem, na minha opinião, não é legal”, esclarecendo que “o que eles fazem é, imediatamente no dia a seguir a saberem o nosso calendário enviam para a Câmara Municipal [o pedido de manifestação], a lei diz que têm que ser cinco entidades, eles enviam cinco assinaturas, algumas delas até são decalcadas, eles enviam para a Câmara Municipal e dizem que neste dia vamos lá estar e depois não respeitam, na minha opinião, a verdadeira acepção do verdadeiro direito da manifestação.”
Paula Resende afirma que “manifestar não é agredir as pessoas verbalmente. E eles agridem as pessoas verbalmente. Eles chamam, muitas vezes, nomes como assassinos, filhos disto, filhos daquilo, filhos de aquele outro, e isto para mim é uma agressão verbal. Eles não podem fazer isto, na minha opinião”.
Questionada sobre o que o Campo Pequeno tem feito para terminar com estas manifestações, a Administradora diz que “como administradora intentei duas acções judiciais. Uma, um procedimento cautelar, que é uma forma muito rápida para tentar travar esta forma, eu não quero travar a manifestação, quero travar é esta forma de manifestação. Foi indeferido”, esclarecendo que “neste caso foi porque um procedimento cautelar é um processo urgente e o tribunal entende que não é um processo urgente. Disse que era um processo que podia ser julgado de uma forma não urgente e portanto de uma forma normal. E a acção continuou. Nós perdemos o procedimento cautelar, mas a acção está intentada e portanto eu não sei se são, dois, quatro ou seis anos…eu sou jurista e sabemos como são as acções em Portugal. Mas o que lhe posso dizer, é que o que podemos fazer, nós fazemos.”
Sobre se a PSP envia os relatórios das manifestações relatando de facto o que acontece á Câmara Municipal, Paula Resende diz que “o que a PSP me diz é que a Câmara Municipal recebe e delega na junta de freguesia e a junta de freguesia sinceramente não sei o que é que faz. Aquilo acaba por ser uma pescadinha de rabo na boca porque ninguém… A PSP diz-me que pode fazer pouco, que aquilo que podemos fazer é o que já fizemos, que é recorrer ás instâncias judiciais, mas que podem fazer pouco porque eles têm que anunciar que nos dias tais, tais, tais se vão manifestar… o problema é que a forma como se manifestam não é a forma correcta de se manifestarem ou a forma como o direito de se manifestarem está titulado, nomeadamente nas palavras de ordem que eles dizem, nomeadamente na intensidade do som que utilizam, porque utilizam decibéis que acho que não são permitidos.”
*
Fonte: http://toureio.pt/inicio/index.php/entrevistas18/item/600-campo-pequeno-tenta-terminar-com-manifestacoes-mas-o-tribunal-entende-que-nao-e-um-processo-urgente-diz-a-administradora-c-som

* * *

É falso que os manifestantes anti-tourada costumem chamar «filhos disto, filhos daquilo, filhos de aquele outro» ou outros nomes afins; se entretanto chamam «assassinos» aos toureiros, pois de facto estão a falar objectivamente. Mas nem isso dizem. O que dizem é 
«Jovem educado não será forcado»
e
«Toureiros e forcados, o pior de Portugal»
o que de modo algum se pode configurar como insulto pessoal.
Sucede simplesmente que com este processo em tribunal confirma-se, mais uma vez, que afinal o activismo serve mesmo para algo de bom e que mesmo uns «poucos» manifestantes podem produzir resultados positivos contra um espectáculo de crueldade repulsiva e revoltante.