sábado, abril 28, 2018

ARTIGO SOBRE A INFLUÊNCIA DE ESTADOS MUÇULMANOS NA BÓSNIA

Nesta edição de Insiders, vamos falar da influência da Turquia e dos Estados Árabes do Golfo na Bósnia Herzegovina. Em Sarajevo, a herança da Bósnia otomana é visível, mas, se caminharmos um pouco, vemos igrejas católicas, igrejas ortodoxas, sinagogas e vestígios da riquíssima história multi-étnica e multi-religiosa da Bósnia. Será que a Bósnia se está a virar para Leste e a afastar-se dos laços históricos com a Europa ocidental e, desse modo, a afastar-se de uma eventual adesão à União Europeia?
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2018/04/27/a-influencia-da-turquia-e-dos-estados-arabes-na-bosnia

* * *

Não surpreenderia nada que a resposta à questão do texto viesse a ser afirmativa, num país onde o Islão alcançou vantagem através daquilo que o Ocidente permitiu que se fizesse na zona aquando do fim da guerra nas Balcãs, por hostilidade para com os Sérvios, aliados da Rússia, segundo Alexandre del Valle em «Guerras Contra a Europa» (1999) - um estabelecimento do poder islâmico ao nível estatal, a dar esperança ao sonho da «transversal verde», isto é, uma faixa territorial de controlo islâmico que se estenderia um dia da Turquia à Albânia.