sexta-feira, fevereiro 23, 2018

PCP É ÚNICO PARTIDO PARLAMENTAR QUE CONCORDA COM O PNR CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO...

A proposta comunista para que Portugal se desvinculasse do Acordo Ortográfico de 1990 foi rejeitada no parlamento pelo PSD, PS, BE e CDS-PP, apesar de dois deputados centristas terem votado a favor, juntamente com PCP e PEV.
Assim, o projecto de resolução do PCP que "recomenda o recesso de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990" teve os votos a favor do PCP, do PEV e dos deputados do CDS-PP Filipe Lobo d'Avila e Ilda Araújo Novo, os votos contra das bancadas do PSD, PS, BE e CDS-PP e a abstenção do PAN, dos deputados centristas Isabel Galriça Neto, Teresa Caeiro e António Carlos Monteiro, do deputado do PSD Miguel Morgado e da deputada do PS Helena Roseta.
No debate que decorreu no plenário na Mércores, PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se deste projecto, ainda que tenham admitido a necessidade de o aperfeiçoar.
Na defesa do projecto de resolução agora rejeitado, que recomenda a saída de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, a deputada comunista Ana Mesquita foi a única a defender a proposta na Assembleia da República, alegando que o Acordo tende a "transformar-se num atoleiro cujas consequências se desconhecem", além de subsistirem dificuldades na sua aplicação.
Sublinhando que o PCP "não tem 'fixismos' na escrita", Ana Mesquita considerou que a existência do acordo só teria sentido se integrado numa política global da língua e que tal como existe não passa de uma "imposição legislativa desligada da realidade concreta e da comunidade".
Para a deputada, Portugal deve abandonar o Acordo Ortográfico até porque este não passou de "experimentalismo ortográfico sobretudo para os alunos que tiveram de o aplicar".
Ana Mesquita invocou ainda a petição de "Cidadãos contra o Acordo Ortográfico", considerando que o facto de contar com mais de 20.000 assinaturas é elucidativo de que os Portugueses dizem não a este acordo.
*
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/parlamento-rejeita-desvinculacao-de-portugal-do-acordo-ortografico-de-1990

* * *

Desta vez, só a comunagem PCP teve razão no parlamento, concordou com o PNR em querer combater o acordo ortográfico. Fica registado que até os «direitinhas» CDS-PP e PSD votaram a favor do acordo, essa obscenidade que mutila a língua portuguesa em nome de um ideal luso-tropicalista, nada pode meter mais nojo que isso.

Deve recordar-se, entretanto, que o PCP absteve-se há dez anos a respeito desta questão, como aqui se lê: https://jpn.up.pt/2008/05/16/ar-segundo-protocolo-modificativo-do-acordo-ortografico-aprovado/