sexta-feira, fevereiro 23, 2018

GOVERNO FRANCÊS AUMENTA PERÍODO DE DETENÇÃO DE ESTRANGEIROS

O Governo francês quer passar de 45 para 90 dias o período de detenção de estrangeiros alvo de expulsão.
Esta é um das propostas do polémico projecto de lei sobre asilo e imigração apresentado, Mércores, em Conselho de Ministros e já contestado nas ruas de Paris.
O texto está a dividir o poder político e a sociedade civil e nem mesmo a celeridade na resposta aos pedidos de asilo, de nove para seis meses, está isenta de críticas.
No ano passado, a França registou mais de 100 mil pedidos de asilo, um número que traduz um aumento de cerca de 17 por cento em relação a 2016. A maioria dos pedidos foi apresentada por albaneses. Uma tendência que o Governo quer contrariar em nome daquilo a que chama uma "melhor integração."
As associações de defesa dos direitos humanos falam de um retrocesso na política migratória francesa.
A extensão do período de retenção é um dos pontos mais polémicos.
"Estamos a assistir a uma espécie de legitimação e legalização de uma política de não acolhimento que já dura há vários anos e com consequências visíveis sobre um grande número de pessoas que se encontram na rua e sem grande apoio administrativo e material" refere Aurelie Caput da associação Utopia56.
O executivo gaulês fala de um texto "equilibrado" e alinhado em relação à Europa. O projecto de lei segue agora para o Parlamento.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2018/02/21/projeto-de-lei-sobre-asilo-e-imigracao-esta-a-dividir-a-franca   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Um bom sinal - sinal de que mesmo sem os Nacionalistas no poder, a pressão nacionalista no seio do povo é de tal ordem que o governo já começa a ter de implementar medidas destas, para que a temida Extrema-Direita não ganhe (ainda) mais votos...