quarta-feira, fevereiro 21, 2018

OTAN DECLARA QUE A RÚSSIA JÁ NÃO É AMEAÇA

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em entrevista concedida à Foreign Policy, declarou que a Rússia não apresenta nenhuma ameaça à Aliança, contrariando o que disse dias antes: "Em primeiro lugar, não vimos nenhuma ameaça em relação a um dos países-membros da OTAN e sempre comento as situações hipotéticas cuidadosamente", disse.
Na Vernes (16), durante a Conferência de Segurança de Munique, Alemanha, Jens Stoltenberg anunciou que "a ameaça nuclear está em pauta de novo", porque "a Rússia viola o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF)". No dia seguinte, acusou Moscovo de desencadear "uma nova corrida nuclear" e acrescentou que "os parceiros da OTAN estão preocupados".
Nos últimos anos, a Rússia tem-se manifestado sobre actividades sem precedentes da OTAN perto das suas fronteiras ocidentais. Ao mesmo tempo, a OTAN alega que tais acções são "contenção da agressão russa". Moscovo já manifestou a sua preocupação com as forças crescentes da Aliança na Europa. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, declarou que o país não representa ameaça a ninguém, mas sempre estará atento aos interesses potencialmente perigosos para o Estado.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/2018022110580438-russia-ameaca-nuclear/

* * *

Estranhas reviravoltas e mudanças de opinião... mas, no todo em todo, um bom sinal para o futuro - um futuro de possível cooperação e até aliança entre os dois extremos geográficos da Europa.