PRIMEIRO-MINISTRO DA ROMÉNIA DIZ QUE QUEM HASTEAR A BANDEIRA DOS SÍCULOS NA TRANSILVÂNIA SERÁ ENFORCADO
O primeiro-ministro da Roménia reagiu de forma agressiva, esta semana, à tendência crescente de hastear a bandeira da região de Szekler em alguns locais daquele país.
A região de Szekler, como é conhecida em húngaro, ou Secuimea, em romeno, situa-se na Transilvânia e tem uma grande concentração de pessoas de etnia húngara. Os defensores da identidade húngara adoptaram uma bandeira, que é frequentemente hasteada nos edifícios e tornou-se um símbolo da luta por autonomia dentro do país.
Mas Mihai Tudose, primeiro-ministro da Roménia, rejeita absolutamente qualquer sugestão de autonomia e na quarta-feira afirmou, na televisão romena, que se devia enforcar quem se atrever a hastear a bandeira de Szekler nos edifícios públicos.
“Disse-lhes de forma clara e simples. Se hastearem bandeiras de Szekler nas instituições, acabarão todos pendurados ao lado das mesmas”, disse o líder romeno, no canal Realitate TV.
A afirmação de Tudose mereceu já reacções de choque nas redes sociais e entre a minoria húngara da Roménia.
Bálint Porcsalmi, da Aliança Democrática de Húngaros na Roménia, apelidou as palavras do primeiro-ministro de “primitivas e reminiscentes da Idade Média. O primeiro-ministro não pode enviar para a forca as pessoas com quem não concorda”, disse.
O partido do Governo da Hungria, Fidesz, reagiu também, esta quinta-feira, classificando as palavras de Tudose comom "Inaceitáveis e imperdoáveis", dizendo que fazem recordar "os períodos mais negros e bárbaros do Século XX e não têm precedentes na política europeia".
A população de etnia húngara de Szekler não pede independência da Roménia, mas reivindica a igualdade linguística entre húngaro e romeno na sua região e na função pública. Mas as medidas não são aceites por Bucareste nem são possíveis ao abrigo da actual constituição.
*
Fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/102763/primeiro-ministro-da-romenia-ameaca-enforcar-separatistas
* * *
«Szekler» é o nome deste Povo em Alemão - em Português é «Sículo», do latim «Siculi». Estão na região da Transilvânia desde o século VIII, parece, mas antes disso já lá viviam gentes dácio-latinas, isto é, ancestrais dos Romenos. A Transilvânia tem mudado de mãos desde a invasão romana há mais de mil e novecentos anos e foi entregue à Roménia depois da I Guerra Mundial.
Este é pois mais um episódio decorrente de não se respeitar devidamente a correspondência entre Povo autóctone e seu respectivo território.
11 Comments:
Toma, Caturo:
https://www.youtube.com/watch?v=ma2bnysU-zg
E toma, Caturo:
https://youtu.be/RUhOmg9lQN4
"A Transilvânia tem mudado de mãos desde a invasão romana há mais de mil e novecentos anos..."
Pois é. Os pagãos romanos fazendo merda.
Manifestantes sul-africanos saqueiam lojas da HeM após anúncio considerado racista
http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2018/01/manifestantes-sul-africanos-saqueiam.html
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018011310272077-protestos-manifestantes-loja-roupas-racismo/
https://br.sputniknews.com/europa/2018011310271638-manifestacao-nazistas-suecia-extremismo/
https://br.sputniknews.com/europa/2018011310271427-Alemanha-migrantes-regulacao-ue/
Mais apelos e choradinhos deste doente mental http://observador.pt/2018/01/14/papa-lanca-novo-apelo-a-hospitalidade-para-com-refugiados/
http://observador.pt/2018/01/14/ukip-suspende-namorada-do-lider-por-comentarios-racistas-sobre-meghan-markle/
«Mais apelos e choradinhos deste doente mental http://observador.pt/2018/01/14/papa-lanca-novo-apelo-a-hospitalidade-para-com-refugiados/»
Não é doente mental, é extremamente coerente... o Cristianismo é mesmo isso, motivo pelo qual a Europa pode bem estar às portas da morte, porque foi cristianizada e assim o vírus do universalismo militante incubou para agora haver uma elite político-cultural reinante, apoiada pela igreja nisto, a impingir a imigração maciça às massas europeias.
«Pois é. Os pagãos romanos fazendo merda.»
Se mesmo sendo pagãos fizeram merda, que faria se já tivessem sido cristianizados... se calhar cometiam um genocídio, como os cruzados cometeram contra os Prussianos...
Enviar um comentário
<< Home