quarta-feira, dezembro 13, 2017

PRESIDENTE DA TURQUIA CONSIDERA ISRAEL COMO «ESTADO DE OCUPAÇÃO E TERROR»

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chamou a Israel Estado de "ocupação e terror" durante discurso de abertura da Cúpula da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) em Istambul nesta Mércores (13).
"Israel é um país de ocupação e terror. O governo israelita tortura pessoas desarmadas", disse o presidente mostrando a foto de um adolescente palestino com olhos fechados, cercado por militares de Israel.
Propôs também reconhecer Jerusalém como capital da Palestina.
"Destruindo as normas internacionais, os EUA reconheceram Jerusalém como a capital de Israel. Basta dar alguns passos na cidade para perceber que Jerusalém se encontra ocupada. Israel é um Estado terrorista. Os terroristas-militares jogam crianças em prisões. Estou apelando para reconhecer Jerusalém como capital do Estado ocupado da Palestina", declarou Erdogan.
O presidente turco agradeceu aos países que se expressaram contra a decisão de Trump: "Creio que os 196 países-membros da ONU apresentarão a sua posição certa. Os EUA podem ser uma potência nuclear forte. Mas não lhes pertence todo o mundo", acrescentou o líder turco.
Da Cúpula da OCI participam os representantes de 48 países, entre eles 16 são apresentados pelos líderes dos Estados. A cúpula será concluída com a publicação da declaração final sobre a resposta à decisão dos EUA sobre Jerusalém.
Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, declarou, por sua vez, que a posição do Kremlin não coincide com a da Turquia: "Conhecemos essa posição, não coincide com a nossa", declarou Peskov, comentando a declaração de Erdogan.
No dia 6 de Dezembro, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que o seu país reconhece a cidade de Jerusalém como capital de Israel.
Em 1980, Israel declarou Jerusalém sua capital "única e indivisível", incluindo a parte oriental da cidade, ocupada em 1967 depois do fim da Guerra dos Seis Dias. Os Palestinos, por sua vez, consideram Jerusalém Oriental como a capital de seu país.
O estatuto da cidade tornou-se num dos problemas centrais do conflito palestino-israelita, que deveria ser resolvido juntamente com os Palestinos. Por isso, todas as embaixadas estrangeiras em Israel se encontram em Tel Aviv. O líder norte-americano, porém, já autorizou a transferência da embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém. A declaração provocou e continua provocando enormes protestos entre os Palestinos.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2017121310059742-erdogan-palestina-israel-jerusalem-trump/

* * *

E assim o líder cada vez mais supremo do país «moderado» e «europeu» que a elite político-culturalmente reinante na Europa - e em todo o parlamento tuga - quer por força enfiar pela Europa adentro, acaba de incitar à guerra sem quartel contra um Estado de direito...