segunda-feira, dezembro 18, 2017

PORTUGUÊS AJUDA RÚSSIA A REINTRODUZIR LEOPARDO-DA-PÉRSIA NO SEU TERRITÓRIO


O curador de mamíferos do Jardim Zoológico integra a equipa que está a reintroduzir estes felinos no Cáucaso, a pedido do Governo russo. Foi uma das pessoas que teve de convencer as autoridades locais a deixarem sair do país o animal que entretanto se tornou amigo do Presidente. E um dos poucos que subiu à montanha para ver o local escolhido para receber os felinos, extintos há 50 anos. 
Para isso, José Dias Ferreira precisou da autorização do governo de Putin. É que além de perigosa, esta é uma zona sagrada para o Presidente russo, que não quer ameaças ao sonho de voltar a ter leopardos-da-pérsia no país. Depois de conseguir o OK, foi então conduzido pelo biólogo de 60 anos, que conhece a zona como a palma da mão. Foi com a ajuda do biólogo que o curador chegou à entrada daquela reserva, uma área protegida no extremo oriente da Rússia. 
"É uma zona do tamanho de Portugal e de muito difícil acesso. Para lá chegar andei nove horas de carro e cinco ou seis a cavalo", descreve à SÁBADO José Dias Ferreira, explicando que ainda o tentaram dissuadir. "Mas eu insisti." 
Leia o artigo na íntegra na edição 711, da Revista Sábado, no dia 14 de Dezembro nas bancas.
*
Fonte: http://www.sabado.pt/vida/detalhe/portugues-ajuda-putin-a-repor-leopardo-da-persia?ref=HP_Ultimas