domingo, dezembro 17, 2017

EQUADOR QUER PROIBIR WIKILEAKS DE COMENTAR A ACTUAÇÃO CASTELHANA NA CATALUNHA

O fundador da WikiLeaks recebeu críticas acentuadas das autoridades equatorianas e espanholas, depois de supostamente ter usado o Twitter para promover a independência da Catalunha.
As autoridades do Equador instaram o activista australiano e fundador da plataforma WikiLeaks, Julian Assange, a abster-se de interferir na crise da Catalunha, disse o presidente do Equador, Lenin Moreno, numa entrevista publicada neste domingo: "Lembramos ao Sr. Assange que ele não tem motivos para interferir na política equatoriana porque o seu estatuto não o permite. Nem nos países que são nossos amigos. Ele não tem o direito de fazê-lo e comprometeu-se a isso", disse Moreno a El Pais.
Assange, que vive na Embaixada do Equador em Londres durante os últimos cinco anos para evitar extradição, recebeu críticas pesadas de Madrid depois de supostamente usar o Twitter para promover a independência da Catalunha, qualificando como «repressão» as políticas do governo espanhol.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores espanhol, Alfonso Dastis, argumentou que Assange estava "tentando interferir" na situação em torno da Catalunha e "manipulá-la". A declaração veio depois de um encontro entre o fundador da WikiLeaks e um proeminente catalão independentista no mês passado.
Em Setembro, o Ministério do Exterior do Equador e o presidente Lenin Moreno já tinham avisado Assange quanto a declarações "que poderiam afectar as relações internacionais do Equador" com a Espanha e outros países.
"Demos-lhe asilo, mas pedimos-lhe de forma cordial para deixar de comentar a política do Equador e a dos países amigáveis ​​porque o seu estatuto como candidato a asilo não o permite. Ele está a ultrapassar essa condição", disse Moreno à CNN.
Assange respondeu dizendo que "se o presidente Moreno quiser amordaçar a minha denúncia de abusos de direitos humanos em Espanha, deveria dizê-lo de forma explícita — juntamente com a base legal".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2017121710093335-equador-assange-comentarios-catalunha/

* * *

O australiano volta a ter a razão toda e a brilhar pela sua lucidez e coragem. Limita-se a fazer o óbvio, revelando os factos e a lógica democrática que lhe permitem divulgá-los. Que haja gente incomodada com isso é bom sinal e só atesta que aquilo que ele dá a conhecer ao povo tem de facto relevância ideológica e há efectivamente quem queira ver escondidas verdades que dizem respeito às Nações.