HOJE - TERTÚLIA EM LISBOA SOBRE ENDOVÉLICO
Sobranceiro à ribeira de Lucefécit, num pequeno morro, ergueu-se o que pode ser considerado o maior santuário da Lusitânia em período romano, como o número de ex-votos encontrados assim atesta. Se há um santuário, existe um deus, estruturas físicas para culto e um corpo de sacerdotes para dirigirem esse culto. Da divindade sabemos que se chamava Endovélico.
Das estruturas físicas, pouco ou nada resta, se exceptuarmos o espólio que se encontra, em grande parte, no Museu de Arqueologia. Da componente humana, deduzimos.
É sobre este personagem, considerado por especialistas na matéria como uma divindade tutelar e salvífica, em simultâneo tópica, infernal e salutífera, que iremos desenvolver o próximo CODEX, que terá a participação de Filomena Barata, Pedro Teixeira da Mota e Amílcar Guerra, que se irão pronunciar num conjunto de eixos que nos permitirão abordar a religiosidade lusitana em período romano; os vestígios da sacralidade do lugar; a continuidade de Endovélico transfigurado em S. Miguel.
Hoje às 21:30 - 23:30
Mais informações:
codex.chavesdahistoria@gmail.com
+351 919175069
*
Fonte: https://www.facebook.com/events/1596229083800892/?active_tab=about
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home