segunda-feira, novembro 27, 2017

ESQUERDA REJEITA ISENÇÃO DE IMI PARA AFECTADOS POR INCÊNDIOS

"O Estado falhou, mas ainda quer que os contribuintes paguem impostos por património que já não existe ou que já não tem o mesmo valor", defende Leitão Amaro.
O PSD manifestou-se hoje "chocado" com o chumbo dos partidos da esquerda à sua proposta de isentar de IMI os imóveis ardidos nos incêndios deste ano e defendeu que a rejeição revelou, mais uma vez, a "insensibilidade" do primeiro-ministro.
"É chocante a decisão das esquerdas de terem chumbado a isenção de IMI para quem perdeu a casa ou a empresa", comentou à Lusa o deputado social-democrata Leitão Amaro, lembrando tratar-se de uma proposta do PSD de alteração do Orçamento do Estado para o próximo ano.
Na sexta-feira, PS, BE e PCP chumbaram a isenção do IMI para 2017 e 2018 para os imóveis que arderam nos incêndios, um chumbo que o deputado justifica com o facto de ser uma proposta do PSD e que, na sua opinião, mostra que o interesse partidário foi colocado acima do interesse das pessoas.
"O Estado falhou, mas ainda quer que os contribuintes paguem impostos por património que já não existe ou que já não tem o mesmo valor. isto é inaceitável! ", afirmou o deputado, defendendo ser de "elementar justiça" que esses contribuintes lesados pelos incêndios tenham isenção do IMI.
Segundo o deputado, o PSD vai voltar a propor aos deputados a discussão desta proposta de isenção do IMI na Lues, requerendo a avocação desta proposta e sujeitando-a novamente a votação.
O chumbo do diploma do PSD mostra ainda, segundo Leitão Amaro, a falta de sensibilidade do primeiro-ministro António Costa: "Perante esta decisão chocante e absolutamente injusta, eu acho que o país percebe, novamente, a insensibilidade e ausência do primeiro-ministro", concluiu.
*
Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/incendios-psd-chocado-com-chumbo-da-esquerda-a-isencao-de-imi-para-imoveis-ardidos-8943418.html

* * *

Ao que tudo indica, é mais uma vergonha de todo o tamanho, perfeitamente escandalosa, para não destoar do resto. Não significa isto que o PSD/CDS sejam melhores ou que tenham isentado do pagamento do IMI os contribuintes que viram as suas propriedades destruídas pelos incêndios, mas que uma coisa destas seja feita por um governo supostamente defensor dos mais fracos é uma calamidade moral, pelo menos até ver, e com os dados que estão disponíveis mediaticamente...