segunda-feira, novembro 27, 2017

JORNAL CASTELHANO COMPARA LÍDER CATALÃO A LE PEN

Carles Puidgemont terá sido a mais recente voz a juntar-se ao clube dos eurocépticos, após ter criticado a actuação da União Europeia (UE) face ao processo de independência da Catalunha.
Depois de afirmar no sábado, numa entrevista a um canal israelita, que a UE é um “clube de países decadentes e obsoletos”, o El Mundo colocou esta Lues Carles Puidgemont no lote dos eurocépticos.
O agora exonerado Presidente do Governo Regional da Catalunha disse que “são os Catalães que devem decidir se querem pertencer a esta União Europeia e em que condições”. Puidgemont falava sobre a forma como a UE encarou o processo de independência da Catalunha e como iria a região catalã inserir-se numa UE pressionada por Espanha.
Face às declarações do ex-Presidente da Generalitat, o periódico espanhol considerou a opinião de CarlesPuidgemont muito idêntica às posições do britânico Nigel Farage, o principal promotor do Brexit. Farage chegou a classificar a União Europeia de “clube de corruptos”.
Mais, ao deixar de pedir apoio aos líderes da zona Euro para criticar o seu desdém da independência da Catalunha, o El Mundo refere que o discurso endurecido de Puidgemont aproxima-o da francesa Marine Le Pen e do holandês Geert Wilders – ambos opositores da União Europeia.
De acordo com o El Mundo, embora o político espanhol tenha dito que não era contra a União Europeia e o Euro, terá afirmado que, face “aos que continuam a dizer que a Catalunha [devido à independência] vai sair da UE”, caberá aos catalães decidir. Puidgemont “apontou o dedo” aos espanhois e europeus que dizem que a Catalunha sairá da União Europeia se se separar de Espanha. “Pertencer a esta União Europeia ou não, e em que condições? Veremos o que os Catalães dizem”, afirmou Puidgemont.
Com a destituição da Generalitat, após o Governo central espanhol ter dissolvido o parlamento da Catalunha a 28 de Outubro, os catalães vão novamente às urnas no dia 21 de Dezembro para eleger um novo executivo regional. Puidgemont, embora esteja na Bélgica, vai a votos pela lista Junts per Catalunya. O político espanhol garante que estas eleições vão "ratificar" a vontade de independência dos Catalães.
*
Fonte: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/el-mundo-compara-puidgemont-a-le-pen-237693

* * *

É um mau princípio afirmar agora que as próximas eleições vão ratificar a vontade independentista catalã... à luz da lógica nacionalista, esta vontade não carece de ratificação, já foi garantida no referendo realizado há umas semanas. Menorizá-lo é desrespeitar a democracia interna e portanto a soberania dos Catalães. De resto, o seu procedimento como soberano nacional continua em geral a ser positivo, ainda que, para já, a sua gesta possa não dar frutos imediatos. O combate, todavia, continua.