terça-feira, novembro 14, 2017

DIFICULDADE CATALÃ EM ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA CAUSA PROBLEMAS PSICOLÓGICOS À POPULAÇÃO DA CATALUNHA

"Há muita inquietação", admitem os psicólogos na região espanhola em relação ao processo separatista. Uma gama de sentimentos entre os catalães amplia: desde tristeza e raiva até à ilusão que atravessa medo e frustração. A situação catalã está afectando muito o estado emocional da população da comunidade autónoma, o que se representa no crescimento das visitas ao psicólogo, informa o jornal Diari de Tarragona. Segundo ele, em algumas farmácias da cidade catalã de Tarragona são vendidos mais tranquilizantes e remédios para dormir do que preservativos.
"Quando focamos numa área, o resto do que consiste a nossa vida torna-se secundário. A situação complexa pode afectar a libido, assim como prejudicar as relações com outras pessoas", assegurou Jaume Descarrega, presidente do Colégio de Psicólogos de Tarragona.
Contudo, o psicólogo admite que o processo independentista da comunidade autónoma "não é o motivo principal" da visita aos especialistas, mas "há muita inquietação a este respeito". "O que sucede cria sentimentos que podem ir da tristeza à raiva e ao ódio, passando pela frustração e medo, também desde um ponto de vista sócio-económico", indicou Jaume Descarrega.
Os psicólogos afirmam que a crise catalã também causa mal-estar emocional. "Todos sabemos que o que se passa gera problemas ao nível de relações familiares, amigáveis ou profissionais", aponta o presidente do Colégio de Psicólogos.
Neste sentido, o psicólogo sublinhou que as redes sociais que "se tornaram uma ferramenta, onde qualquer pessoa é capaz de decidir qualquer coisa", estão causando "muitos danos". Há pessoas que não podem desconectar, acabam obcecadas com o tema e deixam de lado outras áreas da vida que requerem atenção", explicou.
Apesar da complexa situação emocional que os Catalães estão a viver, os envolvidos no processo ilegal de separação da Espanha têm métodos para ir adiante, assegura Jaume Descarrega: "Têm que recuperar outras áreas da vida, tais como as relações sociais e o lazer".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/201711139824336-processo-independencia-influencia-libido-catalunha/

* * *

A sorte que os Portugueses tiveram em alcançar a independência nunca é suficientemente exaltada...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saber por que a secessão da Catalunha é considerada ilegal mas a de Portugal da Espanha ou do Brasil de Portugal, que também foram "ilegais" em suas épocas, são tidas como belas e justas. Existe realmente alguma diferença, além da quantitativa, entre manter um escravo e querer sequestrar uma nação inteira para si?

15 de novembro de 2017 às 06:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O ataque terrorista nas Ramblas também os deve ter abalado...ainda bem que não vivo numa dessas metropoles "multiculturais" deduzo que ía andar em tensão permanente

18 de novembro de 2017 às 01:31:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home