segunda-feira, outubro 16, 2017

TURQUIA PRONTIFICA-SE A AUXILIAR IRAQUE CONTRA CURDISTÃO EM KIRKUK

A Turquia informou nesta Lues que estava pronta para ajudar o governo iraquiano a expulsar os combatentes curdos da cidade de Kirkuk, informou AFP.
Ancara teme que a eventual independência do Curdistão iraquiano possa desencadear movimentos semelhantes entre a população curda na Turquia e saudou a operação das forças iraquianas para expulsar as forças do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de Kirkuk: "Estamos prontos para qualquer forma de cooperação com o governo iraquiano de modo a acabar com a presença do PKK no território do Iraque", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.
O Conselho de Segurança Nacional do Iraque afirmou neste Dies Solis que considerará a presença de militares curdos em Kirkuk como um "declaração de guerra".
Na Lues, as forças iraquianas tomaram amplos territórios nos arredores da cidade, bem como uma base militar, um aeroporto e um campo petrolífero.
Em 2014, as tropas peshmerga curdas libertaram a província Kirkuk, rica em petróleo, do Daesh. Desde então, a região tem sido controlada pelas autoridades curdas e forças peshmerga. O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, obteve autorização do parlamento para deslocar tropas para Kirkuk após o referendo pela independência curdo, realizado em 25 de Setembro e que Bagdade qualificou como ilegal. Kirkuk, apesar de não fazer parte do Curdistão iraquiano, também participou da votação.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201710169601581-Turquia-Iraque-curdos-combate-Kirkuk/

* * *

E o Turcalhame que não se metesse na refrega, para ajudar a sufocar uma Nação que quer ser livre e que o próprio Turcalhame oprime e mata em território pertencente ao Estado Turco... E quer este país entrar na UE, quando nem na OTAN devia estar...