CURDISTÃO INDEPENDENTE PERMANECE FIRME DIANTE DE AMEAÇAS MILITARES EXTERNAS
As autoridades do Curdistão iraquiano rejeitaram neste Dies Solis (15) a exigência do governo iraquiano de anular os resultados do recente referendo sobre a independência da região como pré-condição para as futuras negociações de paz.
Os líderes curdos, reunidos para discutir a crise na cidade de Dokan, reiteraram a sua proposta de "resolver pacificamente" a crise entre a região e Bagdade, afirmou Hemin Hawrami, assessor do presidente do governo regional curdo, Masoud Barzani, no seu Twitter: «O encontro em Dukan entre o Partido Democrático do Curdistão (KDP) e a União Patriótica do Curdistão (PUK) terminou. A boa notícia é que reiteramos a nossa unidade nacional perante toda a pressão. [Reiteramos também] a nossa disponibilidade para alcançar uma solução pacífica para o actual impasse na área. Rejeitamos uma opção militar, mas estamos preparados para nos defendermos.»
Segundo a Reuters, no encontro compareceram o actual presidente da região do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, o presidente iraquiano Fuad Masum e Hero Talabani, viúva de Jalal Talabani, líder curdo que morreu neste mês.
Apesar de renovar a sua proposta de resolução pacífica, as autoridades curdas descartaram aquilo que consideram como "ameaças militares" por parte das tropas iraquianas em relação às forças peshmerga e comprometeram-se a defender o território curdo no caso de um eventual ataque.
As tensões entre o governo federal e a região autónoma têm-se agravado na sequência do referendo realizado em 25 de Setembro, no qual mais de 90% dos participantes votaram a favor da secessão de Bagdade.
As autoridades iraquianas, por sua vez, qualificaram o referendo como ilegítimo, enquanto a Turquia e o Irão criticaram o voto devido aos receios de que a votação possa agravar os movimentos separatistas dos curdos nos seus próprios territórios.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201710159591207-curdistao-ira-independencia-referendo-resultados/
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home