quarta-feira, outubro 04, 2017

LÍDER DA CATALUNHA CRITICA ACTUAÇÃO DO REI DE ESPANHA

“Vivemos uns dias de intensos cheios de emoções”, começou por dizer Carles Puigdemont, presidente do governo catalão, na sua mensagem institucional, 24 horas depois da declaração do rei Felipe VI. “O rei perdeu uma oportunidade para se dirigir a todos os cidadãos”, referiu, sobre o discurso do monarca.
“Pessoas com bandeiras de Espanha e esteladas (bandeiras da Catalunha) rejeitaram a violência da polícia e fizeram uma chamada pela via pacífica”, disse, sobre as manifestações desta terça-feira.
“A jornada de protesto fez-se sem incidentes e leva muitas preocupações à Europa. Mas mantivemo-nos como um povo unido. Não deixamos que nos abalem”, referiu ainda o líder catalão.
“Há quem queira apresentar tudo como uma coisa ilegítima”. “Continuamos num caminho democraticamente marcado pela vontade dos cidadãos e queremos continuar a ser compreendidos e respeitados”, disse.
Ainda sobre a declaração do rei, Puigdemont diz que a sociedade catalã é “coesa na diversidade, por isso a mensagem que o chefe de Estado dirigiu a uma parte da Catalunha não a podemos partilhar nem aceitar”. “O rei perdeu uma oportunidade para se dirigir a todos os cidadãos”, referiu, acrescentando que Felipe VI “ignorou as pessoas que foram vítimas da violência policial” e acusou o monarca de “fazer seu o discurso do Governo de Rajoy”. “Assim não”, atirou o líder da Generalitat.
“Fizemos o referendo entre uma repressão sem precedentes e nos próximos dias voltaremos a mostrar a melhor cara para aplicar os resultados do referendo”, garantiu. “Seria uma grave irresponsabilidade não atender a estes pedidos".
“Estou disposto a um processo de mediação porque a paz, o diálogo e a negociação formam parte da nossa alma política”, explicou Puigdemont.
*
Fonte: https://www.publico.pt/2017/10/04/mundo/noticia/puigdemont-acusa-o-rei-de-fazer-seu-o-discurso-do-governo-de-rajoy-1787770

* * *

Esta intervenção de Puigdemont não parece das melhores... dá ideia de que ainda reconhece ao rei castelhano algum tipo de autoridade... compreende-se que queira dar imagem de moderado e sensato, mas espero que em breve declare a república da Catalunha...