ESPECIALISTAS ALERTAM PARA MUDANÇA DE TÁCTICA ISLAMISTA EM CASO DE QUEDA DO CALIFADO DA SÍRIA E DO IRAQUE
Depois da derrota na Síria e no Iraque os comandantes extremistas mudaram de táctica: querem criar uma rede terrorista global fora do Médio Oriente, disse o director do Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla russa) Aleksandr Bortnikov.
O tema foi abordado no seu discurso inaugural da reunião dos directores de serviços secretos, órgãos de segurança e de aplicação da lei dos parceiros estrangeiros do FSB, que se realiza em Krasnodar em 4-5 de Outubro.
Segundo Bortnikov, os terroristas sofrem grandes perdas graças às acções eficazes do exército sírio e da Força Aeroespacial da Rússia, bem como por causa das operações da coligação internacional no Iraque. Os agrupamentos jihadistas perderam o controle sobre a maior parte dos territórios e perto das zonas petroleiras. Foi reduzida a sua base económica, que permitia financiar não só grandes unidades dos terroristas, mas também os seus aliados fora da Síria e Iraque.
"O conjunto dos factores indicados e a compreensão da ameaça da derrota completa nas áreas anteriormente dominadas fizeram com que os cabecilhas da organização terrorista mudassem a estratégia das ações futuras", declarou o director do FSB.
Testemunho disso, segundo Bortnikov, é o carácter e a geografia extensa dos recentes ataques terroristas.
"No ano corrente, o número de vítimas de ataques no Afeganistão, Síria, Irão, Iraque, Egipto, Mali, Turquia, Rússia, Reino Unido, Espanha, Suécia, Finlândia e outros países conta-se em várias centenas", disse o director do FSB.
Adicionou que os terroristas lançaram um desafio a toda a humanidade civilizada e querem semear o pânico em várias regiões do mundo, intimidar os países que travam uma luta contra eles. Os extremistas procuram também mostrar aos aliados e patrocinadores "a viabilidade e capacidade para levar a cabo acções no futuro".
"Actualmente, os líderes da organização terrorista internacional estão alocando os recursos na sua disposição. Os militantes "espalham-se" propositadamente para fora da região do Médio Oriente, concentram-se nas zonas instáveis para criar lá novas fontes de tensão e conflitos armados", indica Bortnikov.
De acordo com ele, ao mudar radicalmente de estratégia, os terroristas tentam adaptar-se rapidamente às novas circunstâncias.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201710049506614-califado-terrorismo-ameaca-seguranca/
* * *
Pois quem é que alguma vez acreditou que depois de o califado cair - se cair - o Islão armado deixaria de constituir uma ameaça constante para o resto do planeta?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home