domingo, outubro 22, 2017

DITADOR DE ZIMBABUÉ NOMEADO EMBAIXADOR DA BOA VONTADE DA ONU

A novidade foi comunicada numa cerimónia esta Vernes no Uruguai, na presença do próprio: Robert Mugabe, 93 anos, é o mais recente embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde (OMS), agência especializada das Nações Unidas.
“É uma honra anunciar que o presidente Mugabe aceitou”, foi como Tedros Adhanom Ghebreyesus, desde Junho director-geral da Organização Mundial de Saúde, introduziu o tema, para logo depois explicar que o presidente do Zimbabué ficará encarregado de promover o combate das doenças não transmissíveis em todo o continente africano. Ghebreyesus, etíope, referiu-se ainda ao Zimbabué como “um país que coloca o acesso universal aos cuidados de saúde e a promoção da saúde no centro das suas políticas” — ainda assim, quando tem problemas de saúde, Robert Mugabe apanha um avião para ser assistido em Singapura.
A escolha do ditador, que desde 1980 lidera com punho autoritário o Zimbabué e tem sido desde então inúmeras vezes sancionado internacionalmente por violações dos direitos humanos, corrupção e fraude eleitoral, está a ser contestada em todo o mundo.
Ian Levine, director da Human Rights Watch, apressou-se a qualificar, via Twitter, a nomeação como um “embaraço” para a OMS.
Já o porta-voz do maior partido da oposição no Zimbabué, o MDC, considerou a escolha “para rir”. Ou chorar: “O sistema de saúde do Zimbabué está num estado caótico, isto é um insulto. Mugabe destruiu o nosso sistema de saúde. Deixou que os nossos hospitais públicos colapsassem e agora quando ele ou a família dele têm de fazer tratamentos vão para fora, para Singapura”, acusou o porta-voz do partido, Obert Gutu, citado pelo The Guardian.
*
Fonte: http://observador.pt/2017/10/21/robert-mugabe-nomeado-embaixador-da-boa-vontade-das-nacoes-unidas/

* * *

Valha-lhe ser um negro que do seu país expulsou brancos... fosse ele um branco que, no seu país, houvesse expulsado negros, muita sorte teria se não estivesse preso...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A estas gentes tudo se perdoa. Fosse branco e era expulso de tudo e seria pessoa odiada pelos media.

22 de outubro de 2017 às 14:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home