sexta-feira, outubro 20, 2017

PEQUENÍSSIMA PARTE DO DINHEIRO QUE FOI PARA PRIVADOS PODERIA TER SERVIDO PARA DEFENDER O PAÍS CONTRA CALAMIDADE DOS INCÊNDIOS

(...)
Desde 2008, o Estado já injectou na banca privada mais de 20 mil milhões de euros e o resultado, consumado ontem, é que nenhuma das instituições beneficiárias está sob controlo público. A lista de siglas é longa: BPN, BPP, BPI, BCP, BES, Banif.
Tendo em conta que parte do dinheiro foi emprestado – porque também foi para salvar a banca privada que a troika foi imposta aos portugueses – e que parte desse já foi recuperado, o saldo entre o deve e o haver é de 14,25 mil milhões de euros. Foi este o valor que usámos para perceber o que teria sido possível fazer na floresta se os últimos governos, em vez de salvar bancos, lhe tivessem dedicado este valor.
Usando como referência o valor, estabelecido em Janeiro, de 40 mil euros por seis meses de trabalho, os gastos com a banca pagavam 500 equipas de sapadores florestais, o objectivo traçado para 2019, durante 700 anos. Desde 2009 e até Março deste ano, só uma equipa foi constituída, em 2011, ainda antes da entrada em funções do governo em que Cristas assumiu a tutela, pelo município de Grândola.
Se tomarmos em conta apenas o custo da falência do Banif e da entrega do banco ao grupo espanhol Santander – mais de 2 mil milhões de euros –, este valor representa mais de 100 vezes o corte do governo do PSD e do CDS-PP na despesa do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), a quem cabe a gestão das matas nacionais e das áreas protegidas, nas quais arderam mais de 25 mil hectares nos últimos dias.
Estes números reforçam o argumento de que os problemas da floresta portuguesa resultam de anos de desinvestimento público na prevenção dos fogos e na defesa da floresta contra incêndios. Não porque não houvesse dinheiro, mas porque foi canalizado para salvar da falência quem perdeu com a especulação bolsista e com os crimes económicos na banca.
*
Fonte: https://www.abrilabril.pt/nacional/dinheiro-para-salvar-bancos-pagava-700-anos-de-sapadores-florestais?from=onesignal

* * *

Já se sabe que cá no burgo entrega-se tudo a privados porque o povo é manso e deixa correr o marfim, mas este tipo de factos tem o condão de nunca deixar de escandalizar.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2017/10/14/uniao-europeia--europa-italia-roma-protestos-anti-imigracao-ius-soli

21 de outubro de 2017 às 05:41:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home